Remova o chromesearch.club

Existe atualmente uma onda de piratas de navegadores que malogram computadores numa tentativa de gerarem tráfego monetário com base em meios fraudulentos. O PUP (Programa Potencialmente Indesejado), conhecido como chromesearch.club, é o mais recente elo de uma cadeia que parece imparável. Precedido por infeções como chromesearch.win e chromesearch.today, o culpado desta vez é bastante incómodo.

O que é o vírus chromesearch.club?

Quando a navegação na web aparenta estar fora do nosso controlo, poderão existir algumas razões que o justifiquem. Cookies ou cache redundante são por norma os elementos responsáveis por falhas e lentidão. Mas esta questão por vezes poderá ter uma forma distinta. O navegador poderá assumir um site errado como homepage, como novo separador e como motor de busca padrão sem que para isso haja razão aparente. Isto é indubitavelmente um indicador de pirataria de navegador, situação na qual um extra malicioso, um objeto auxiliar falso ou um plugin será o culpado. É exatamente isso que acontece se o PUP chromesearch.club tiver oportunidade de entrar numa máquina Windows. Altera as definições de navegação na internet definidas pelo utilizador e não pede permissão para fazê-lo.

chromesearch.club

A consequência adversa desta interferência é um ciclo de visitas do navegador ao chromesearch.club, municiado pelos seguintes situações: quando o utilizador infetado abre o seu navegador preferido, quando aciona um novo separador e sempre que procura por algumas palavras-chave na barra de endereço. A página de entrada em si assemelha-se ao seu motor de busca típico. Intitula-se Chrome Search, inclui uma caixa de pesquisa, alguns links que direcionam para o email, pesquisa de imagens e vídeos, e um logotipo que diz, “O motor de busca que respeita a sua privacidade”. O último, por coincidência, é algo bastante sarcástico da parte dos patifes. A extensão falsa que corre no fundo é um risco para a privacidade da vítima, já que regista o seu histórico de navegação. A motivação para esta colheita de dados tem tudo que ver com mostrar anúncios segmentados. Quando a pessoa malograda faz pesquisas através deste serviço, obtém resultados mesclados com conteúdo patrocinado. Os anúncios online aparecem na montra do e-commerce, portanto os proprietários desta campanha ganham bastante dinheiro com isto.

O pirata chromesearch.club entra nos computadores através de uma técnica tão antiga como o freeware. Chama-se bundling. A essência desta tática de distribuição passa por incorporar itens malicioso nos clientes de instalação de várias aplicações gratuitas. As pessoas tendem a prestar atenção ao principal programa descarregado, ignorando possivelmente os extras que o acompanham. Lembre-se disto para evitar este vírus e ameaças parecidas. Se o código malicioso já o tiver atingido e se o URL chromesearch.club é intermitentemente visitado, garanta que segue o tutorial abaixo para se livrar desta peste e corrigir a configuração do navegador danificado.

Remoção automatizada do vírus chromesearch.club

Graças a uma base de dados constantemente atualizada em relação ao malware e a um inteligente comportamento de deteção, o software recomendado poderá ser capaz de localizar rapidamente a infeção, erradicando-a e remediando todas as alterações perniciosas. Portanto, vá em frente e faça o seguinte:

  • Descarregue e instale a ferramenta antimalware. Abra a solução e faça com que ela verifique o seu PC à procura de PUP e outros tipos de software malicioso ao clicar no botão Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do chromesearch.club

  • Fique tranquilo pois o relatório de verificação mostrará todos os itens que poderão prejudicar o seu sistema operativo. Selecione as entradas detetadas e clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que a resolução de problemas fique completa.

Utilizar o Painel de Controlo para acabar com o PUP chromesearch.club

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Para facilitar o processo de localização da ameaça, organize a lista de programas por data a fim de ver na parte de cima aqueles que foram mais recentemente instalados. Encontre o Chrome Search, chromesearch.club ou alguma entrada pouco comum sob a coluna Nome, clique Desinstalar e siga as instruções posteriores para concluir a remoção

Reverter as definições do navegador web para as configurações originais

No caso de um ataque complexo a um navegador como acontece nesta situação, levar a cabo uma restauração faz todo o sentido, apesar das suas parcas desvantagens. Personalizações como senhas guardas, páginas favoritas, etc., desaparecerão, mas também as alterações efetuadas pelo programa potencialmente indesejado. As instruções abaixo abordam aquilo que se deve fazer nos navegadores web mais afetados pelo chromesearch.club.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Reveja o seu estado de segurança

Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.

Baixe o verificador e removedor do chromesearch.club