Remova o Chrome Search

Tudo o que vale a pena saber sobre o malware de ataque a navegadores chromesearch.today, incluindo os passos eficazes para a sua remoção, está descrito no tutorial abaixo.

No que diz respeito a uma experiência de navegação agradável, existe um conjunto de serviços que cumprem essa tarefa condignamente. Os motores de busca de boa reputação são disso um excelente exemplo. Contudo, aqueles que prometem chegar à lua têm objetivos que não são particularmente éticos. O portal “Chrome Search” no chromesearch.today, por exemplo, possui múltiplos efeitos adversos, ainda que à primeira vista se assemelhe um provedor de pesquisas web com uma pletora de variedades. Um dos aspetos que carateriza o seu malogro tem que ver com o método de instalação. Ao contrário de aplicações normais, o PUP (Programa Potencialmente Indesejado) a ele associado acaba por se infiltrar nos computadores graças à opção de instalação empacotada. Ou seja, o junkware assume-se como parte da rotina de configuração alavancada por vários clientes de instalação freeware. Algumas pessoas poderão achar que tiveram sorte por terem encontrado um gratuito reprodutor de média ou um descarregador de vídeos em streaming, percebendo pouco depois que a aplicação trouxe consigo más companhias.

chromesearch.today

Quando a infeção encontra um sítio para se hospedar, começa por fazer coisas que não são típicas de aplicações normais. Adiciona um falso elemento de auxílio aos navegadores, que inclui o Chrome, Firefox, IE e Safari, sem pedir permissão ao utilizador. Não surgem quaisquer caixas de diálogo ou outros pedidos de autorização durante esta fase do ataque. Depois, o biltre cria de forma silenciosa uma tarefa agendada que obriga o sistema operativo a reativar o seus processos caso a vítima decida eliminar total e manualmente o programa. Este binário malicioso também surgirá na lista de arranque, para que seja alavancado sempre que o computador arranca.

Estas modificações não são evidentes para o utilizador médio. Então, qual a parte visível da questão? Os navegadores web que são executados no sistema são quem sofre o maior ataque. As suas definições personalizadas, como a página de entrada, o motor de pesquisa padrão e a nova página de separador, são substituídas de forma forçada pelo URL https://chromesearch.today/search?q=%s. Como resultado, este site indesejado aparecerá constantemente fazendo as vezes das corretas pré-configurações definidas pelo utilizador. Outra vertente do impacto tem que ver com a privacidade da vítima. O vírus chromesearch.today faz-se acompanhar por uma espécie de componente de reconhecimento com o intuito de rastrear a atividade da pessoa infetada na internet. Os dados recolhidos incluem websites visitados, favoritos e pesquisas online. Estes detalhes pessoalmente identificáveis são furtivamente enviados para um servidor de Comando e Controlo para que haja um processamento destes por parte dos criminosos cibernautas.

Em última instância, esta situação complicada torna-se uma mescla incomodativa que compromete a informação pessoal da vítima. Para colocar cobro a este cenário, os utilizadores contaminados deverão imediatamente aplicar um procedimento de malware já testado e verificado, que consiga lidar com pestes como o chromesearch.today.

Remoção automatizada do vírus Chrome Search

Graças a uma base de dados constantemente atualizada em relação ao malware e a um inteligente comportamento de deteção, o software recomendado poderá ser capaz de localizar rapidamente a infeção, erradicando-a e remediando todas as alterações perniciosas. Portanto, vá em frente e faça o seguinte:

  • Descarregue e instale a ferramenta antimalware. Abra a solução e faça com que ela verifique o seu PC à procura de PUP e outros tipos de software malicioso ao clicar no botão Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do chromesearch.today

  • Fique tranquilo pois o relatório de verificação mostrará todos os itens que poderão prejudicar o seu sistema operativo. Selecione as entradas detetadas e clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que a resolução de problemas fique completa.

Utilizar o Painel de Controlo para acabar com o PUP chromesearch.today

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Para facilitar o processo de localização da ameaça, organize a lista de programas por data a fim de ver na parte de cima aqueles que foram mais recentemente instalados. Encontre o Chrome Search, Chromesearch.today ou alguma entrada pouco comum sob a coluna Nome, clique Desinstalar e siga as instruções posteriores para concluir a remoção

Reverter as definições do navegador web para as configurações originais

No caso de um ataque complexo a um navegador como acontece nesta situação, levar a cabo uma restauração faz todo o sentido, apesar das suas parcas desvantagens. Personalizações como senhas guardas, páginas favoritas, etc., desaparecerão, mas também as alterações efetuadas pelo programa potencialmente indesejado. As instruções abaixo abordam aquilo que se deve fazer nos navegadores web mais afetados pelo chromesearch.today.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Reveja o seu estado de segurança

Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.

Baixe o verificador e removedor do Chrome Search