Remova o Cleanserp

Idealmente, cabo ao utilizador definir as suas preferências de navegação na web. A flexibilidade de configuração dos navegadores atuais é certamente um marco incrivelmente conveniente na simplificação da experiência online de qualquer pessoa. Contudo, toda essa praticabilidade cai por terra se uma aplicação de terceiros assumir as rédeas dessas configurações. É isto que acontece com o programa potencialmente indesejado (PUP) conhecido como Cleanserp.

O que é o vírus Cleanserp?

Apesar da sua atratividade exterior, o Cleanserp não é nada mais do que outra aplicação impostora em circulação na internet. O seu design bem concebido parece alinhar as melhores práticas da oferta para a pesquisa web, mas o modo de instalação e os seus traços comportamentais deixam antever algo de errado em relação à sua verdadeira essência. Os utilizadores infetados com este PUP são incapazes de aplicar as suas próprias definições online, ou seja, têm de sofrer com o serviço falseado da Cleanserp.net, o qual substitui a homepage, o motor de pesquisa padrão e a página do novo separador sem pedir claramente permissão para tal. Este sequestrador é transversal a vários navegadores, portanto nenhum software de navegação na internet está imune à sua influência tóxica. Em última instância, este site indesejado continuará a aparecer quando a vítima abre os seus navegadores e executa uma pesquisa web através da caixa do URL ou quando abre um novo separador.

Cleanserp.net

Ao contrário do que acontece com um software normal escolhido pelas pessoas, o Cleanserp move-se de uma forma dissimulada. Ele costuma estar integrado em pacotes de programas que são descarregados em sítios pouco fidedignos na web. O empacotamento em si é um framework benigno que ajuda os programadores de freeware a conseguirem viver daquilo que fazem, mas infelizmente nos dias de hoje é bastante explorado por indivíduos com más intenções. Resumidamente, aquilo que acontece é que o utilizador toma a decisão de descarregar e instalar um programa gratuito, como um jogo de computador, um objeto auxiliar do navegador, um reprodutor de ficheiros média, um conversor de transmissões média ou um descarregador de filmes. A armadilha neste cenário é que a verdadeira junção de aplicações promovida por este esquema pode ser disfarçada na opção padrão ou recomendada para a instalação. O utilizador apenas consegue detetar esta perniciosidade se for às opções personalizadas da instalação, desmarcando as entradas indesejadas. Tendo em conta que são muito poucos aqueles que o fazem, os vírus como o Cleanserp acabam por proliferar.

Ao entrar num PC; o código mal comportado adiciona uma nova extensão a todos os navegadores do hóspede infetado. Ele não mostra quaisquer pedidos de autorização durante este processo, ou seja, a vítima permanece alheada desta atividade adversa. Contudo, o impacto original não fica só restringido a estas ações. O Cleanserp também altera as pré-configurações do navegador a fim de se preservar a si mesmo e fazer com que seja muito mais complicado removê-lo. Consequentemente, mesmo que o utilizador envie esta extensão para a reciclagem, o problema manter-se-á. Este sequestrador provavelmente também trará mais adware para o computador afetado e recolherá, em segundo plano, dados sensíveis de navegação, ameaçando fortemente a privacidade. Isto, já agora, contradiz o lema do serviço que diz, “O motor de pesquisa que respeita a sua privacidade”. Tendo em que a remoção do vírus Cleanserp não é executável através de técnicas manuais comuns recomenda-se escolher um procedimento de limpeza especialmente concebido para atingir um resultado bem-sucedido.

Remoção automática do vírus Cleanserp

O extermínio do vírus Cleanserp pode ser eficientemente alcançado com um software de segurança fidedigno. Apostar numa técnica automática de limpeza garante que todos os componentes da infeção são eliminados totalmente do seu sistema.

  • Descarregue o serviço de segurança recomendado e verifique o seu PC à procura de objetos maliciosos ao selecionar a opção de Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do Cleanserp.net

  • A verificação mostrará uma lista de itens detetados. Clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que o adware seja removido do seu sistema. Concluir esta fase do processo de limpeza provavelmente fará com que elimine completamente a infeção. Contudo, ter a certeza de que o malware desapareceu totalmente poderá ser uma boa ideia.

Remover o programa de adware Cleanserp utilizando a Remoção do Painel de Controlo

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Veja a lista e localize as aplicações que lhe parecerem suspeitas. Clique na opção Desinstalar para que o intruso seja removido caso detetado

Remoção do hijacker Cleanserp.net ao redefinir o navegador afetado

Por favor tome em consideração que, apesar de eficaz, o procedimento de restaurar o navegador para as definições de fábrica fará com que perca informação como passwords guardadas, favoritos, histórico, cookies, etc. No caso de não ter a certeza se esta é a opção mais apropriada, apesar da sua óbvia eficácia, é aconselhado seguir um dos métodos de remoção descritos nas seções anteriores deste tutorial.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Verifique se o vírus Cleanserp foi totalmente removido

Para ter a certeza, aconselha-se repetir o processo de verificação no sistema automático de segurança a fim de garantir que não existem elementos remanescentes deste adware no Registo do Windows e noutras localizações do sistema operativo.

Baixe o verificador e removedor do Cleanserp