Remova o Fast Start

Obtenha fatos de segurança sobre o adware Fast Start e seja instruído sobre como remove-lo juntamente com o iStart123.com e outros hijackers associados à página inicial de seu computador.

As oficinas underground que vem produzindo adwares em quantidades imagináveis, recentemente lançaram um novo modelo de operação. Sua essência consiste em promover diversos PUPs (Programas Potencialmente Indesejados) de forma simultânea. Tal pacote malicioso visa piorar e dificultar a limpeza do sistema infectado, assim como, a remediação das alterações feitas sem autorização em seu PC. O Fast Start, também conhecido como Fast Start New Tab ou Quick Start, é um objeto adverso de melhoria do serviço web que anda de mãos juntas com ameaças como o iStart123, o WebsSearches e o Omiga-Plus. Todos estes são hijackers de página inicial e serviços de busca que configuram o seu navegador para redirecionar constantemente o tráfico web para páginas deliberadamente especificadas e projetadas principalmente para fins de propagandas.

Fast Start New Tab

O Fast Start é adaptado especificamente para o Mozilla Firefox, contudo os adwares associados a ele, são de plataforma cruzada, portanto, podem atingir também o Chrome e o Internet Explorer. Este pacote inteiro é entregue em um computador sem que o usuário tenha conhecimento. Isso acontece comumente no cenário de aplicativos que são empacotados com outros softwares. Vários softwares gratuitos que existem por aí, possuem um algo “extra” que é adicionado ao processo de instalação. Jogos de código aberto, reprodutores de multimídia, arquivos ou conteúdos baixados de streaming, pacotes de codecs, otimizadores de sistema e atualizações não certificadas do Java ou do PDF, que estão envolvidas em distribuição de malware, também poderão instalar o Fast Start e trazer todos os seus problemas relacionados. A parte ruim desse fluxo é que o usuário não é informado de maneira apropriada que algo mais será instalado – pode haver uma pequena nota em uma das caixas de informação que declara que a instalação padrão também trará itens nada bem-vindos.

Este vírus faz com que uma nova extensão chamada de “Fast Start” (versão 4.1.0 ou 4.2.3) apareça no Firefox, contudo, ele também adiciona extensões de malwares afiliados em outros navegadores. A partir daí, o usuário será roteado para o istart123.com, o webssearches.com ou o isearch.omiga-plus.com quando abrir seu navegador, fizer uma busca online ou simplesmente abrir uma nova aba. Isto se torna muito irritante rapidamente, pois você é forçado a ir para sites que você nunca quis visitar. É por isso que a agenda do usuário deve ter uma anotação para remover o Fast Start e seus comparsas. Porém, esta não é uma tarefa simples de ser realizada devido aos recursos persistentes do adware. Um tutorial passo a passo especial é o que ajudará você a remover este bug em particular do Firefox e desinstalar seus “parceiros” dos outros navegadores.

Remoção do Fast Start com ferramenta automática de limpeza

Uma opção para eliminar o adware Fast Start New Tab é deixar com que um aplicativo de segurança identifique todos os softwares potencialmente maliciosos de seu computador e lide com eles da maneira correta. Esta abordagem garante a consistência da remoção e a remediação do sistema, bem como permite danos não intencionais que podem acontecer como resultado da remoção manual do malware.

  • Baixe e instale o software de remoção do Fast Start. Abra ele e clique em Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan). Aguarde a aplicação verificar as ameaças em seu computador.

Baixar Removedor do Fast Start New Tab

  • Quando a verificação de seu computador for concluída, será exibida uma lista extensiva dos objetos detectados. Clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que o utilitário remova por complete o adware e as infecções associadas encontradas em seu PC.

Desinstale o software causador de problemas através do Painel de Controle

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Dê uma boa olhada na lista de software exibida. Procure por Fast Start, istart 123 uninstall, webssearches uninstall ou entradas parecidas. Quando encontrar,você deve desinstalar eles
  • Esteja ciente de que o Fast Start pode, mas não necessariamente estará, na lista do Painel de Controle, por isso que é problemático de descobrir qual programa em particular está associado ao vírus. Se você não tiver certeza, prefira utilizar a solução automática de limpeza ou tente redefinir o seu navegador conforme descrito abaixo.

Se livrando do Fast Start New Tab através da redefinição do navegador afetado

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Este procedimento fará com que você perca as configurações personalizadas do navegador, incluindo favoritos, cookies, senhas salvas e histórico de navegação. Além disso, alguns componentes do vírus podem estar além dos navegadores. Por favor, tenha isso em mente quando decidir prosseguir.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Fazer uma verificação dupla, nunca é demais

Para garantir que o adware Fast Start seja removido, considere executar um scan de segurança adicional para concluir o procedimento de limpeza.

Baixe o verificador e removedor do Fast Start