Remover o iStartSurf

Conheça todos os fatos sobre o vírus iStarSurf, os processos que precede a sua instalação e os passos altamente testados para a sua remoção.

Aqueles que nunca viram um programa de adware são sortudos, pois este tipo de software malicioso é altamente incomodativo, fazendo com que os utilizadores se sintam encurralados e desesperados. A parte incomodativa destes adware é apenas um efeito secundário, uma vez que a principal meta é fazer dinheiro através da apresentação de informação publicitária que é recompensada no final do dia.

Um exemplo claro deste indesejado fenómeno é o iStarSurf. Para dar uma ideia, imagina que abres o seu browser e em vez de abrir a página que está configurada – a homepage –, por alguma razão, aparece um site completamente diferente. Estranho, não é? Bem, o que a maioria dos utilizadores fazem é escrever o site que pretendem visitar, mas acabam por ir parar novamente à pagina errada. Porquê? É fácil de explicar, mas difícil de resolver: há um adware a bordo e, no caso do adware em questão, a homepage vai passar a ser, por defeito, http://istarsurf.com. Qualquer tentativa de redefinir a homepage vai ser mal sucedida, uma vez que o adware vai alterar novamente as configurações.

iStartSurf.com

Este é um software malicioso que raramente é instalado sabendo que se está a instalar um software chamado iStarSurf. Normalmente vem anexado a aplicações gratuitas, ou a updates de software falsos.
Este adware não toma conta apenas destes três browsers, distorcendo também algumas definições em atalhos para algumas aplicações, levando a que o iStarSurf seja visitado sempre que essas aplicações são executadas no Sistema infectado. A página acima mencionada serve como um centro de distribuição de tráfico adquirido, e contém uma série de anúncios. Quando escreves na barra de pesquisa e carregas Enter ou fazes clique em Procurar, não ficas no mesmo site. Um script redireciona-te para um motor de busca diferente, como o Google. Assim, o iStartSurf não é um motor de busca genuíno – basicamente, é uma página cheia de anúncios que utiliza os serviços de pesquisa de informação de páginas de reputação. Entretanto, por cada anúncio que aparece, os criadores deste adware ganham alguns centavos.

A solução para o problema do iStatSurf passa por forçar a remoção de uma serie de fatores, que vão desde as operações do painel de controlo até à limpeza de configurações de atalho e desinstalar a extensão maliciosa afiliada ao navegador comprometido.

Remoção do iStartSurf com uma ferramenta de limpeza automática

Uma maneira boa para eliminar o iStartSurf é utilizar uma aplicação que identifica todo o software potencialmente maligno no computador e trata dele da melhor maneira. Esta abordagem garante rigor na remoção e reparação do sistema e permite evitar danos não intencionais que podem ocorrer como resultado da remoção manual de malware.

  • Baixe e instale o software de remoção do iStartSurf. Execute-o e clique no botão Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan). Espere até que o aplicativo busque por ameaças em seu computador.

Baixe removedor para iStartSurf.com

  • Quando o programa acabar de analisar o Sistema, vai surgir uma lista detalhada de objetos detectados. Clicar em Consertar Ameaças (Fix Threats) fará com que a aplicação remova todos os adware e infeções associadas encontradas no PC.

Desinstale o software problemático através do Painel de Controle

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Observa com atenção a lista de software que aparece. Procura pelo iStarSurf ou por programas associados que foram instalados recentemente ou anteriormente aos problemas surgirem. Estas são normalmente programas gratuitos de browser, software relacionado com o Flash, conversores de ficheiros, aplicações de media, updates “essenciais” duvidosos, etc. A lista de aplicações indesejadas é: WPM, HQPure, supWPM, GlobalUpdate. Quando encontradas, devem ser desinstaladasdesinstalar-um-programa
  • Atenção que o iStartSurf pode não estar na lista do Painel de Controlo, pelo que pode tornar-se complicado perceber quais são exatamente os programas associados ao vírus. Se não for evidente, é melhor usar apenas os softwares de limpeza automática do sistema, e/ou tentar a opção de fazer reset ao browser, como abaixo descrito.

Remover o vírus iStartSurf browsers infetados

Esta parte do guia descreve uma série de passos fácies de seguir para acabar com a actividade do adware na maioria dos browsers que afeta.

Remover o iStartSurf.com do Google Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde
  • Corrigir as definições do seu atalho para o Chrome pode ser feito da seguinte forma: clique no atalho com o botão direito, e selecione Propriedades. No separador Atalho, encontre o campo Destino e apague http://www.istartsurf.com/. Assegure-se que guarda as alterações antes de sair.

Remover o iStartSurf.com do Mozilla Firefox

  • Digite about:config na barra de endereços e carregue Enter
  • Quando o Firefox lhe apresentar um alerta acerca da garantia, leia-o e clique no botão de confirmação como apresentado na imagem abaixo
  • Digite istartsurf no campo Pesquisar e pressione Enter. Ao fazer isto, vai surgir uma lista de definições e preferências associadas a este iStartSurf. Clique no botão direito em todos os elementos presentes na lista e carregue em cada um na opção Repor
  • As definições do atalho do Firefox podem ser corrigidas carregando no botão direito do ícone, escolhendo Propriedades e, em seguida, abrir o separador Atalho, e apagar http://www.istartsurf.com/ juntamente com todos os símbolos subsequentes. Guarde as alterações e saia.

Remover o iStartSurf.com do Microsoft Internet Explorer

  • Ir a Ferramentas –> Gerenciar Complementos
  • Uma vez na janela Gerenciar Complementos, clicar no separador Provedores de Pesquisa, no lado esquerdo, e selecionar o serviço que se pretende usar, clicando no botão direito e selecionando a opção Definir como padrão. É ainda indispensável remover o iStartSurf desta lista, selecionando Remover após clicar no botão direito
  • Clicar em Barras de Ferramentas e Extensões neste mesmo ecrã, levará a encontrar o iStartSurf, devendo ser feita novamente a sua remoção, da maneira descrita no passo anterior
  • Para escolher uma homepage, deve selecionar-se Opções da Internet no separador Ferramentas, e no separador Geral escrever o site desejado para Home page, em vez de http://iStartSurf.com or http://www.iStartSurf.com
  • Para voltar a por as definições corretas, clique no respetivo atalho, selecione Propriedades, clique no separador Atalho e apague toda a cadeia que comece por http://www.istartsurf.com/ do campo que diz Destino. Guarde as alterações.

Verificar duas vezes numa fez mal a ninguém

Para garantir que o iStartSurf foi removido, pondere correr um programa de segurança adicional, como complemento ao processo acima descrito.

Baixe removedor para iStartSurf