O conjunto de funcionalidades da aplicação Jabuticaba é uma espada de dois gumes. Por um lado, oferece cupões para vários produtos na Internet, e permite também acumular pontos para novas compras. Por outro lado, é demasiado intrusivo quando é executado no computador, e muitas vezes instala-se sem o consentimento do cliente. Este artigo disseca a campanha por trás do dito programa, e dá conselhos acerca de como lidar com o súbito afluxo de anúncios.
A grande maioria dos produtos focados no comércio eletrónico exibe ofertas existentes permitindo que os utilizadores comprem coisas online a preços com desconto, ou até mesmo obtê-las gratuitamente. Um software chamado Jabuticaba foi mais longe, tornando possível ganhar pontos virtuais que podem ser alegadamente gastos noutras encomendas. Mesmo que isto soe muito bem, a longo prazo acaba por não ser um negócio assim tão bom. O primeiro problema que os utilizadores se deparam é que o aspeto desta ferramenta é totalmente inesperado. Um software normalmente acaba num PC porque as pessoas o encontram, fazem o seu download, e seguem todos os passos da instalação. No caso da Jabuticaba, a instalação não é aceite, e para além disso, não tem realmente muita oportunidade de descobrir o que está a penetrar no seu pc. O abuso, que é provavelmente a palavra correta para caracterizar este processo, ocorre porque o download de outro software contém o software potencialmente indesejado nele.
Esta parceria bem orquestrada dos designers do adware, e criadores do freeware está numa curva ascendente há já anos. É acarinhado pelos maus da fita, porque desta forma os utilizadores finais estão apenas envolvidos na instalação. O caminho de propagação mais normal destes ataques é através de suites multimédia gratuitas, programas de otimização de disco, jogos de vídeo, e produtos de shareware. A opção não conspícua de autorizar a instalação de software malicioso, é neste cenário a chave para colocar o código do bug num grande número de máquinas. É essencialmente esta metodologia de propagação duvidosa que faz com que várias soluções de segurança categorizem Jabuticaba como um adware. No entanto, existem outros atributos polémicos.
Ao ignorar a aprovação da vítima, e de facto nem sequer chega a receber nenhuma, Jabuticaba torna o uso do Chrome, IE e Firefox intolerável. Demasiados elementos relacionados com publicidade começam a encher os sites para onde o utilizador navega. Estes incluem anúncios intersticiais e de página inteira, pop-ups, hiperligações no texto, anúncios de transição, e banners. Estes objetos têm uma coisa em comum são as palavras “Ads by Jabuticaba” ou “brought by Jabuticaba”. Os anúncios tendem a ser tão irritantes que a opção de ganhar V-Coins, e resgatar recompensas torna-se irrelevante. Fazer desaparecer estes itens irritantes não é uma história de desinstalação fácil, porque há realmente um processo adware difícil de detetar executado em segundo plano, que reanima o add-on do navegador agressivo, após tentativas da sua destruição. Abaixo existe uma solução alternativa para se livrar com sucesso dos anúncios de Jabuticaba e erradicar o vírus subjacente.
Remoção automática dos anúncios de Jabuticaba
A eliminação do adware Jabuticaba pode ser eficientemente realizada com software de segurança de confiança. Seguir a técnica de limpeza automática garante que todos os componentes da infeção sejam completamente erradicados do seu sistema.
- Faça o download recomendado do utilitário de segurança e faça uma verificação de objetos maliciosos no seu PC selecionando a opção Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)
Baixar o removedor de anúncios Jabuticaba
- A verificação irá dar uma lista de itens detetados. Selecione a opção Consertar Ameaças (Fix Threats) para remover o adware do seu sistema. Ao completar esta fase do processo de limpeza é mais provável que ocorra uma erradicação completa da infeção. No entanto, pode ser uma boa ideia considerar verificar se o malware desapareceu mesmo.
Remova o programa de adware Jabuticaba utilizando Painel de Controlo
- Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
- Observe a lista abaixo e procure por Jabuticaba, V-Bates, PriceMinus ou outros programas suspeitos. Clique na opção Desinstalar/Alterar para os remover
Remoção de anúncios de Jabuticaba ao redefinir o navegador afetado
Por favor tenha em consideração que embora isto seja eficaz, o processo de restaurar os padrões de navegador irá levar à perda de configurações personalizadas, tais como senhas guardadas, favoritos, histórico de navegação, cookies, etc. Caso não tenha a certeza de que deseja isto, apesar da sua óbvia eficiência, é aconselhável que siga o método de remoção automática descrito numa das seções anteriores deste tutorial.
Restaurar o Chrome
- Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
- Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
- Clique então no botão Redefinir Configurações.
- Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
- Reinicie o Chrome.
Restaurar o Firefox
- Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
- Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
- Reinicie o Firefox.
Restaurar o Internet Explorer
- Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
- Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
- O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
- Reinicie o Internet Explorer.
Verifique se o vírus Jabuticaba foi completamente removido
Para ter a certeza, é aconselhável executar repetidamente uma limpeza com o software de segurança automática, para garantir que nenhuns restos nocivos deste adware tenham restado no Registo do Windows, e noutros locais do sistema operacional.