Remova o Launchpage.org

À semelhança dos bens normais, o tráfego na internet é hoje em dia uma mercadoria sujeita à compra e venda. O marketing online é algo excelente que contribui para o sucesso de diversos vendedores e outras partes interessadas mas, infelizmente, tem um lado sombrio. Alguns patifes cibernéticos, como aqueles por detrás do malvertising Launchpage.org, dedicam-se a intercetar tráfego para fazerem dinheiro à custa da experiência de navegação dos utilizadores de computadores.

O que é o Launchpage.org?

À primeira vista, o Launchpage.org assemelha-se a uma réplica aproximada de um motor de busca normal. Tem em si uma barra de pesquisa, assim como ícones para redes sociais populares, como o Facebook, Twitter e LinkedIn; tem também transmissão de vídeo e serviços e-shopping. A parte de cima da janela é ocupada por botões clicáveis que duplicam alguns dos recursos supracitados, além do Gmail e da pesquisa de imagens. No geral, o site provoca uma primeira impressão absolutamente normal. Contudo, a forma como as pessoas o visitam tem pouco que ver com uma rotina comum de navegação na web. O Launchpage.org está automaticamente configurado para se apresentar como a homepage, o novo separador e motor de busca predileto do utilizador. Além disso, às vítimas nunca é pedida autorização para a execução de alterações drásticas.

Launchpage.org

Apesar de semelhante à página do novo separador do Google Chrome, o website em questão é, na verdade, um link que aponta para uma complexa cadeia de malvertising. Esta campanha também envolve um falso plugin ou uma extensão de navegador que ganha privilégios suficientes para modificar as preferências online no Chrome, Firefox e Internet Explorer, sem pedir o consentimento do utilizador. Ao controlar estas definições críticas, o programa perpetrador redirige o tráfego para o Launchpage.org sempre que o utilizar abre o navegador, executa um novo separador na mesma janela, ou tenta pesquisar uma palavra-chave ou frase arbitrária na seção do URL. Independentemente das vezes que a vítima introduz manualmente as preferências corretas para a sua internet, o pirata alterará a configuração da próxima vez que o navegador for executado. Curiosamente, quando o utilizador procura por algo na caixa de pesquisa incorporada na página, ele é reencaminhado para o Google.com. Este fato sugere que este serviço malicioso não tem por detrás um motor de pesquisa ou algoritmo. É simplesmente um intermediário inócuo que rentabiliza financeiramente as visitas de uma forma pouco ética.

O adware Launchpage.org infiltra os computadores recorrendo a uma técnica antiga conhecida por bundling. Este esquema, por si só, que se concentra em permitir que editores freeware ganhem a sua vida ao divulgar aplicações laterais aos seus produtos, não tem problema. Contudo, os criminosos cibernéticos aproveitam-se desta rotina para adicionar software corrompido a estes clientes compostos de instalação. Então, cada vez que estiver pronto para instalar um novo reprodutor gratuito de ficheiros media, um programa para downloads de filmes e semelhantes, verifique se existem ofertas extras incluídas na configuração padrão. Se estiver infetado com o vilão Launchpage.org, siga o procedimento de remoção de adware colocado abaixo. Após eliminar a aplicação potencialmente indesejada, só precisa de definir as preferências de navegação e seguir com o seu dia.

Remoção automática do vírus Launchpage.org

A exterminação do adware Launchpage.org pode ser conseguida com eficácia com um software de segurança fidedigno. Utilizar uma técnica de limpeza automática assegura que todos os componentes da infeção são totalmente eliminados do seu sistema.

  • Descarregue o utensílio de segurança recomendado e faça com que o seu PC verifique objetos maliciosos ao selecionar a opção D para Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do Launchpage.org

  • A verificação dar-lhe-á uma lista de itens detetados. Clique Consertar Ameaças (Fix Threats) para que o adware seja eliminado do seu Sistema. Completar esta fase do processo de limpeza provavelmente fará com que a infeção seja totalmente erradicada. Contudo, pode ser uma boa ter a certeza de que o malware foi eliminado de vez.

Remova o programa de adware Launchpage utilizando o Painel de Controlo

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Procure na lista abaixo e encontre uma aplicação ou aplicações que lhe pareçam duvidosas. Clique na opção Desinstalar para eliminar o intruso caso seja encontrado

Remoção do hijacker Launchpage.org ao redefinir o navegador afetado

Por favor tome em consideração que, apesar de eficaz, o procedimento de restaurar as definições do navegador conduzirá a perdas de definições personalizadas como passwords, marcadores, histórico, cookies, etc. No caso de não estar seguro sobre o fato de este resultado ser apropriado apesar da sua óbvia eficiência, é aconselhado seguir o método descrito de remoção automática nas seções prévias deste tutorial.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Verifique se o vírus Launchpage.org foi mesmo removido totalmente

Só para ter a certeza, é aconselhado repetir uma verificação com o software automático segurança de forma a assegurar que nenhuns elementos remanescentes maliciosos deste adware ainda estão presentes no Registo do Windows, operando em outras localizações do sistema.

Baixe o verificador e removedor do Launchpage.org