Remova o Query Router

O fato de o adware e os hijackers de navegador não serem tidos como infeções suficientemente graves não significa que seja seguro mantê-los num computador. Além disso, o impacto poderá ser mais sério no que diz respeito à privacidade do utilizador. O programa potencialmente indesejado Query Router (QueryRouter), por exemplo, recolhe dados de identificação pessoais dos utilizadores, além de ser irritante por si só.

O que é o vírus de pesquisa Query Router?

A aplicação de pesquisa Query Router tem como objetivo melhorar a experiência de pesquisa na web do utilizador, mas no fundo apresenta vários riscos àqueles que por ele se deixam infetar. A frustração que lhe está associada tem que ver com o fato de o navegador estar constantemente a ser redirecionado para o search.queryrouter.com. A página parece estar desenhada de acordo com as melhores práticas de busca de informação no meio online, apresentando semelhanças com os motores de busca mais populares. Tem também o intento de apresentar recursos que permitam encontrar dados através de imagens, vídeos e critérios noticiosos. Contudo, toda esta funcionalidade foi colocada em regime de outsourcing noutro motor legítimo, portanto o serviço em questão não passa de lixo sem qualquer valor intelectual. Enquanto isso, um plugin sorrateiro mantém-se no sistema-alvo e redireciona o tráfego para um local que a vítima jamais concordou em utilizar.

search.queryrouter.com

O QueryRouter define novos valores para a homepage padrão, para o motor de busca e para os novos separadores, sendo que efetua estas alterações em todos os navegadores da máquina contaminada. Na imagem acima, quando o utilizador abre o Chrome, o Firefox, o Internet Explorer ou outro navegador hipotético, acabará por se deparar de forma recorrente com o search.queryrouter.com e não o site que está configurado como favorito. Para agravar a situação, o código em execução irá, por norma, adicionar algumas alterações ao registo do Windows e ao gestor de tarefas, tudo com o objetivo de ter essa mesma página indesejada a abrir de acordo com intervalos temporais específicos. Este último ponto complica significativamente a resolução do problema, já que nem todos estão familiarizados com as técnicas de edição de registo. Além disso, o programa poderá não estar sequer listado no interface de desinstalação do Painel de Controlo.

Esta entidade maliciosa alcança os computadores através de uma técnica denominada bundling. Esta descreve um mecanismo de distribuição de aplicações onde produtos indesejados são instalados lado a lado com produtos benignos. Este problema normalmente advém de instaladores freeware que não revelam à partida o que escondem nas entrelinhas. Neste caso, a opção padrão, ou recomenda, irá introduzir a infeção no computador de forma dissimulada. Como tal, aconselha-se sempre uma vista de olhos mais aprofundada a fim de identificar o que este género de assistentes de configuração poderá esconder. Para fazê-lo, assegure-se de que seleciona a opção de instalação personalizada e desmarque qualquer item que lhe pareça suspeito. Se o vírus Query Router já estiver no sistema e a perturbar os navegadores, a seção de leitura obrigatária abaixo irá ajudá-lo a livrar-se dele.

Remoção automática do vírus QueryRouter

O extermínio do vírus search.queryrouter.com pode ser eficientemente alcançado com um software de segurança fidedigno. Apostar numa técnica automática de limpeza garante que todos os componentes da infeção são eliminados totalmente do seu sistema.

  • Descarregue o serviço de segurança recomendado e verifique o seu PC à procura de objetos maliciosos ao selecionar a opção de Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do search.queryrouter.com

  • A verificação mostrará uma lista de itens detetados. Clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que o adware seja removido do seu sistema. Concluir esta fase do processo de limpeza provavelmente fará com que elimine completamente a infeção. Contudo, ter a certeza de que o malware desapareceu totalmente poderá ser uma boa ideia.

Remover o programa de adware Query Router utilizando a Remoção do Painel de Controlo

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Veja a lista e localize as aplicações que lhe parecerem suspeitas. Clique na opção Desinstalar para que o intruso seja removido caso detetado

Remoção do hijacker search.queryrouter.com ao redefinir o navegador afetado

Por favor tome em consideração que, apesar de eficaz, o procedimento de restaurar o navegador para as definições de fábrica fará com que perca informação como passwords guardadas, favoritos, histórico, cookies, etc. No caso de não ter a certeza se esta é a opção mais apropriada, apesar da sua óbvia eficácia, é aconselhado seguir um dos métodos de remoção descritos nas seções anteriores deste tutorial.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Verifique se o vírus de pesquisa Query Router foi totalmente removido

Para ter a certeza, aconselha-se repetir o processo de verificação no sistema automático de segurança a fim de garantir que não existem elementos remanescentes deste adware no Registo do Windows e noutras localizações do sistema operativo.

Baixe o verificador e removedor do Query Router