Remova o unTabs

Aprenda a livrar-se do unTabs, um programa potencialmente indesejado que se instala sozinho, altera o motor de pesquisa padrão e exibe anúncios persistentes.

É incrível como uma ideia meritória pode ser implementada de uma forma que faz com que as pessoas desejam evitá-la. Esta aplicação denominada unTabs é um exemplo primário dessa tamanha discrepância. À primeira vista, esta pequena ferramenta parece ser tão útil quanto afirma sê-lo, propondo-se a fazer com que gestão dos separadores do navegador se transforme numa experiência mais agradável. Permite, especificamente, converter os separadores numa lista, organizando-os por categorias, e anulando estas alterações a qualquer momento com um só clique. De acordo com o vendedor, um benefício adicional desta transformação é que a quantidade de memória utilizada pelo navegador será alegadamente reduzida de forma drástica. Essa é a vertente engraçada e fofinha do unTabs, que, infelizmente, se revela depois ilusória na maioria dos casos. O outro lado da moeda é que essa dita extensão é adicionada ao Chrome, e possivelmente também ao Firefox, Internet Explorer ou Safari, sem o conhecimento do utilizador.

Site oficial de UnTabs

O processo de instalação do unTabs muitas vezes acontece sem que o utilizador conceda tal procedimento. Este suplemento controverso tende a ser distribuído através de pacotes que incluem vários tipos de software ou então aposta em táticas igualmente obscuras. A configuração agregada da aplicação tende a ser o ponto de entrada mais comum. A vítima poderá até estar absolutamente certa de que está a instalar um bom e gratuito serviço, mas o agente da instalação poderá ocular alguns extras durante o processo. Na maioria das vezes, é fácil contornar este truque. Só precisa de selecionar a opção da configuração personalizada, ao invés da configuração padrão, e desmarcar todas as caixas com “ofertas especiais” que pareçam duvidosas. Além desta técnica manipulativa, os biltres do unTabs também utilizam o download de ameaças que estão hospedadas em sites maliciosos ou comprometidos. Este cenário envolve caixas de diálogo pop-up que estão ostensivamente relacionadas com tudo menos com a extensão do navegador responsável por elas.

Permissões da extensão UnTabs

Ao instalar-se num computador, o programa potencialmente indesejado unTabs começa a espalhar o caos no funcionamento do navegador favorito do utilizador. Já agora, ele está oficialmente delineado para o Google Chrome, mas alguns utilizadores têm reportado problemas idênticos com outros navegadores. O malware é automaticamente adicionado à lista de extensões instaladas, mas a sua funcionalidade é sem dúvida alguma diferente. Utiliza um mecanismo de persistência que evita que os utilizadores o eliminem manualmente na página das extensões. Uma das adversidades resultantes da atividade do unTabs é que este substitui as definições do motor de pesquisa padrão com um valor totalmente diferente, como este cleanserp.net. Normalmente, troca-o por uma página inútil sem uma funcionalidade de pesquisa genuína, que redireciona todo o tráfego para outro site repleto de anúncios na parte de cima. Outro efeito secundário são os anúncios constantes. Uma miríade de cupões, banners, comparações de preços e links textuais é espalhada por todos os websites visitados. Para culminar, a abrangência das permissões deste complemento é bastante inquietante, já que consegue até ler e alterar os dados dos sites visitados.

A fim de remover o unTabs por completo, é necessário solucionar primeiro a tenacidade deste recurso. Isto implica fazer algumas alterações à configuração da Diretiva de Grupo do sistema. Dado que essa interferência exige capacidades de resolução de problemas e poderá trazer consequências imprevisíveis caso seja efetuada incorretamente, a solução abaixo é uma solução mais fácil e simples.

Remoção automática do vírus unTabs (buscador cleanserp.net)

O extermínio do vírus unTabs pode ser eficientemente alcançado com um software de segurança fidedigno. Apostar numa técnica automática de limpeza garante que todos os componentes da infeção são eliminados totalmente do seu sistema.

  • Descarregue o serviço de segurança recomendado e verifique o seu PC à procura de objetos maliciosos ao selecionar a opção de Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do vírus unTabs

  • A verificação mostrará uma lista de itens detetados. Clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que o adware seja removido do seu sistema. Concluir esta fase do processo de limpeza provavelmente fará com que elimine completamente a infeção. Contudo, ter a certeza de que o malware desapareceu totalmente poderá ser uma boa ideia.

Remover o programa de adware unTabs utilizando a Remoção do Painel de Controlo

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Veja a lista e localize as aplicações que lhe parecerem suspeitas. Clique na opção Desinstalar para que o intruso seja removido caso detetado

Redefinir o navegador comprometido às suas configurações padrão

Por favor tome em consideração que, apesar de eficaz, o procedimento de restaurar o navegador para as definições de fábrica fará com que perca informação como passwords guardadas, favoritos, histórico, cookies, etc. No caso de não ter a certeza se esta é a opção mais apropriada, apesar da sua óbvia eficácia, é aconselhado seguir um dos métodos de remoção descritos nas seções anteriores deste tutorial.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Verifique se o vírus unTabs foi totalmente removido

Para ter a certeza, aconselha-se repetir o processo de verificação no sistema automático de segurança a fim de garantir que não existem elementos remanescentes deste adware no Registo do Windows e noutras localizações do sistema operativo.

Baixe o verificador e removedor do vírus unTabs/cleanserp.net