Remover o ficheiro de vírus hbpix

Existe atualmente uma onda de distribuição de malware que efetua um truque inteligente para ser descarregada. Os utilizadores têm reportado um problema no qual um ficheiro com o nome suspeito ‘hbpix’ é automaticamente descarregado durante as suas sessões de navegação na web através do Chrome ou Firefox. Esta entidade é afinal um PUP desenhado para anúncios e uma monitorização sub-reptícia da atividade do utilizador.

O que é o ficheiro de vírus hbpix?

Enquanto a metodologia de apostar em código malicioso para inundar as páginas que visitamos com anúncios indesejados é já um caminho sobejamente conhecido, depositar essa carga nos computadores acaba por ser uma variável. A maioria das incursões através de adware focam-se num aglomerar de aplicações, onde programas potencialmente indesejáveis são instalados sob o pretexto de serem produtos freeware de índole benigna. Alguns perpetradores de ameaças, contudo, preferem pensar e agir fora da caixa. Um paradigma de proliferação de vírus relativamente novo aposta em downloads automáticos que acontecem quando um utilizador entra num site específico, o qual está comprometido com maus scripts. Ao longo das últimas semanas, muitos utilizadores têm dado de caras com downloads não autorizados de um ficheiro intitulado hbpix, quando navegam em certas páginas web. Vale a pena frisar que todos aqueles afetados estavam a utilizar o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Baixar do arquivo Hbpix no Firefox

O download indesejado é ativado através do seguinte domínio. idpix.media6degrees.com. Ao URL segue-se uma série extra, que na maior parte das vezes é ‘/orbserv/hbpix?pixId=3715n’. Por outras palavras, a cadeia infeciosa ativa scripts malignos que provocam um redireccionamento do tráfego de internet para a página acima mencionada. O processo de download poderá ser totalmente impercetível ou então manifestar-se-á com uma caixa que oferece ao utilizador a opção para guardar o ficheiro hbpix. Essa caixa diz que o objeto é um ‘application/octet-stream’ de 43 bytes, ou seja, um ficheiro binário. Assim que o download suspeito é concluído, o vírus hbpix apodera-se dos navegadores web da vítima. Adiciona um cookie de rastreio para efetuar uma espécie de reconhecimento e monitoriza os sites que o utilizador visita.

O efeito mais nocivo do ataque são anúncios redundantes que abarrotam o conteúdo das páginas web. O culpado congrega várias publicidades de terceiros, incluindo caixas de comparação de compras, cupões, ofertas e, em especial, links textuais irritantes. Para tornar a situação ainda mais aviltante, estará sempre a abrir anúncios intersticiais em novas janelas do navegador que se acumulam no fundo do ecrã. Com uma interferência desta magnitude, o navegador praguejado poderá mesmo ficar mais lento ou até começar a encerrar. Em última instância, o influxo de anúncios torna-se demasiado odioso para ser tolerado, além de que o componente do rastreio online do malware estará a recolher dados pessoalmente identificáveis, transmitindo-os para operadores remotos. Essa peste, obviamente, não deverá fazer parte de um computador. O tutorial abaixo explica como nos podemos livrar do vírus hbpix e reverter as alterações maliciosas feitas ao funcionamento dos navegadores web.

Remoção automática do vírus hbpix

O extermínio do vírus hbpix pode ser eficientemente alcançado com um software de segurança fidedigno. Apostar numa técnica automática de limpeza garante que todos os componentes da infeção são eliminados totalmente do seu sistema.

  • Descarregue o serviço de segurança recomendado e verifique o seu PC à procura de objetos maliciosos ao selecionar a opção de Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do vírus hbpix

  • A verificação mostrará uma lista de itens detetados. Clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que o adware seja removido do seu sistema. Concluir esta fase do processo de limpeza provavelmente fará com que elimine completamente a infeção. Contudo, ter a certeza de que o malware desapareceu totalmente poderá ser uma boa ideia.

Remover o programa de adware hbpix utilizando a Remoção do Painel de Controlo

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Veja a lista e localize as aplicações que lhe parecerem suspeitas. Clique na opção Desinstalar para que o intruso seja removido caso detetado

Remoção do programa de adware hbpix ao redefinir o navegador afetado

Por favor tome em consideração que, apesar de eficaz, o procedimento de restaurar o navegador para as definições de fábrica fará com que perca informação como passwords guardadas, favoritos, histórico, cookies, etc. No caso de não ter a certeza se esta é a opção mais apropriada, apesar da sua óbvia eficácia, é aconselhado seguir um dos métodos de remoção descritos nas seções anteriores deste tutorial.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Verifique se o vírus hbpix foi totalmente removido

Para ter a certeza, aconselha-se repetir o processo de verificação no sistema automático de segurança a fim de garantir que não existem elementos remanescentes deste adware no Registo do Windows e noutras localizações do sistema operativo.

Baixe o verificador e removedor do vírus hbpix