Remova o YeaDesktop

Independentemente do nível de insistência dos criadores da aplicação YeaDesktop, através do qual tentam convencer que os seus serviços são a combinação perfeita para quem busca uma melhor experiência de navegação web, tudo não passa de uma encenação. Este falso plugin de navegador é, simultaneamente, um incómodo e também uma ameaça à privacidade da pessoa afetada. Quando o utilizador infetado navega pela internet, são-lhe impostas múltiplas entradas no website YeaDesktop.com, apesar de supostamente as definições personalizadas estarem incumbidas de efetuar um restauro para recursos totalmente diferentes.

O que é o vírus YeaDesktop?

O YeaDesktop, também conhecido por YeaDesktop 1.0.0.1 Verification Code, é um programa adware que exibe anúncios pop-up irritantes e que, de forma constante, redireciona o tráfego web das vítimas para o YeaDesktop.com, uma página na qual nunca desejaram entrar. Os seus desenvolvedores provavelmente nunca ouviram falar de uma coisa chamada consentimento do utilizador – eles programaram a aplicação para ser intrusiva e pular a fase de autorização, quando esta efetua alterações drásticas à configuração do navegador. O código-fonte desta inutilidade é, na verdade, uma extensão ou um plugin transversal a vários navegadores, cujo nome de processo é YeaDesktop.exe. Possui suporte para vários navegadores web populares, incluindo o Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer. O seu efeito resume-se a definir o supracitado website YeaDesktop.com como o motor de busca predefinido, a homepage e também a nova página de separador da vítima.

YeaDesktop.com

O resultado desta interferência, do ponto de vista da atividade online do utilizador, é bastante pernicioso. Sempre que este abre o seu navegador preferido, o que vê como resultado na sua homepage é o YeaDesktop.com, em vez da página correta. O mesmo se aplica a outros eventos de rotina, como a pesquisa de palavras-chave na barra de URL, e também na abertura de um novo separador dentro da atual janela do navegador. Para piorar ainda mais a situação, o adware também desvirtua gravemente as associações dos atalhos. Ou seja, cada vez que o utilizador clica num atalho de uma qualquer aplicação, o software correspondente será carregado juntamente com o navegador padrão e mostrará a página do pseudo motor de busca em questão. Em última instância, este serviço eletrónico indesejado acaba por tomar conta de toda a rotina de navegação na internet do computador infetado, chegando mesmo a mostrar anúncios pop-up na área consignada à bandeja do sistema.

YeaDesktop Verification Code

Remover o adware YeaDesktop é tão complexo como o próprio impacto que este causa no PC contaminado. A maioria das pessoas recorre primeiro à Desinstalação de Programas no Painel de Controlo. Porém, ao organizarem a lista de programas instalados por data, descobrirão que a última adição a esta lista é uma estranha entrada com um nome chinês e um número de versão semelhante a 1.0.0.1. E isto não é nada comparado com que acontece de seguida. Assim que a vítima seleciona o item e escolhe a opção de desinstalação, deparar-se-á com um caixa de diálogo intitulada Verification Code, ou YeaDesktop Verification Code. Tem uma sequência CAPTCHA com carateres chineses que devem ser introduzidos na caixa de diálogo para ser possível avançar. Fazer isto, claro, é mais complicado do que aparenta.

Entretanto, o vírus persistirá no sistema onde se encontra hospedado devido a uma entrada de arranque criada no momento em que o ataque aconteceu. Falando nisso, o YeaDesktop entra nos computadores através de um mecanismo de acumulação, que é o método predileto dos criminosos cibernautas para distribuírem as suas tralhas. Os assistentes de instalação aos quais deve prestar atenção são normalmente aqueles associados com freeware inofensivo. As entidades extras que acompanham estas aplicações como parte do modo de instalação padrão tendem, porém, a causar problemas. Portanto, a higiene online deverá ser levada bastante a sério pelas pessoas, as quais devem renunciar sempre a “ofertas especiais” indesejadas durante a instalação de qualquer programa, especialmente freeware. A fim de lidar com a infeção do YeaDesktop após estar ter acontecido, recomenda-se vivamente seguir um procedimento de remoção de adware especialmente criado para o efeito.

Remoção automática do vírus YeaDesktop

O extermínio do vírus YeaDesktop pode ser eficientemente alcançado com um software de segurança fidedigno. Apostar numa técnica automática de limpeza garante que todos os componentes da infeção são eliminados totalmente do seu sistema.

  • Descarregue o serviço de segurança recomendado e verifique o seu PC à procura de objetos maliciosos ao selecionar a opção de Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do YeaDesktop.com

  • A verificação mostrará uma lista de itens detetados. Clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que o adware seja removido do seu sistema. Concluir esta fase do processo de limpeza provavelmente fará com que elimine completamente a infeção. Contudo, ter a certeza de que o malware desapareceu totalmente poderá ser uma boa ideia.

Remover o programa de adware YeaDesktop utilizando a Remoção do Painel de Controlo

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Veja a lista e localize as aplicações que lhe parecerem suspeitas. Clique na opção Desinstalar para que o intruso seja removido caso detetado

Remoção do hijacker YeaDesktop.com ao redefinir o navegador afetado

Por favor tome em consideração que, apesar de eficaz, o procedimento de restaurar o navegador para as definições de fábrica fará com que perca informação como passwords guardadas, favoritos, histórico, cookies, etc. No caso de não ter a certeza se esta é a opção mais apropriada, apesar da sua óbvia eficácia, é aconselhado seguir um dos métodos de remoção descritos nas seções anteriores deste tutorial.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Verifique se o vírus YeaDesktop foi totalmente removido

Para ter a certeza, aconselha-se repetir o processo de verificação no sistema automático de segurança a fim de garantir que não existem elementos remanescentes deste adware no Registo do Windows e noutras localizações do sistema operativo.

Baixe o verificador e removedor do YeaDesktop