Índice
Tudo o que vale a pena saber sobre o malware de ataque a navegadores chromesearch.today, incluindo os passos eficazes para a sua remoção, está descrito no tutorial abaixo.
No que diz respeito a uma experiência de navegação agradável, existe um conjunto de serviços que cumprem essa tarefa condignamente. Os motores de busca de boa reputação são disso um excelente exemplo. Contudo, aqueles que prometem chegar à lua têm objetivos que não são particularmente éticos. O portal “Chrome Search” no chromesearch.today, por exemplo, possui múltiplos efeitos adversos, ainda que à primeira vista se assemelhe um provedor de pesquisas web com uma pletora de variedades. Um dos aspetos que carateriza o seu malogro tem que ver com o método de instalação. Ao contrário de aplicações normais, o PUP (Programa Potencialmente Indesejado) a ele associado acaba por se infiltrar nos computadores graças à opção de instalação empacotada. Ou seja, o junkware assume-se como parte da rotina de configuração alavancada por vários clientes de instalação freeware. Algumas pessoas poderão achar que tiveram sorte por terem encontrado um gratuito reprodutor de média ou um descarregador de vídeos em streaming, percebendo pouco depois que a aplicação trouxe consigo más companhias.
Quando a infeção encontra um sítio para se hospedar, começa por fazer coisas que não são típicas de aplicações normais. Adiciona um falso elemento de auxílio aos navegadores, que inclui o Chrome, Firefox, IE e Safari, sem pedir permissão ao utilizador. Não surgem quaisquer caixas de diálogo ou outros pedidos de autorização durante esta fase do ataque. Depois, o biltre cria de forma silenciosa uma tarefa agendada que obriga o sistema operativo a reativar o seus processos caso a vítima decida eliminar total e manualmente o programa. Este binário malicioso também surgirá na lista de arranque, para que seja alavancado sempre que o computador arranca.
Estas modificações não são evidentes para o utilizador médio. Então, qual a parte visível da questão? Os navegadores web que são executados no sistema são quem sofre o maior ataque. As suas definições personalizadas, como a página de entrada, o motor de pesquisa padrão e a nova página de separador, são substituídas de forma forçada pelo URL https://chromesearch.today/search?q=%s. Como resultado, este site indesejado aparecerá constantemente fazendo as vezes das corretas pré-configurações definidas pelo utilizador. Outra vertente do impacto tem que ver com a privacidade da vítima. O vírus chromesearch.today faz-se acompanhar por uma espécie de componente de reconhecimento com o intuito de rastrear a atividade da pessoa infetada na internet. Os dados recolhidos incluem websites visitados, favoritos e pesquisas online. Estes detalhes pessoalmente identificáveis são furtivamente enviados para um servidor de Comando e Controlo para que haja um processamento destes por parte dos criminosos cibernautas.
Em última instância, esta situação complicada torna-se uma mescla incomodativa que compromete a informação pessoal da vítima. Para colocar cobro a este cenário, os utilizadores contaminados deverão imediatamente aplicar um procedimento de malware já testado e verificado, que consiga lidar com pestes como o chromesearch.today.
Remoção automatizada do vírus Chrome Search
Um fluxo de trabalho ótimo para eliminar o vírus Chromesearch.today é alavancar um aplicativo de segurança que irá identificar todos os softwares potencialmente maliciosos no seu computador e lidar com isso da maneira certa. Esta abordagem garante uma remoção completa assim como o remedeio do sistema, e permite evitar danos indesejados que possam ocorrer durante uma eliminação manual de malware.
- Faça o download e instale o software de instalação do removedor de Chromesearch.today. Inicie o software e clique no botão Iniciar Verificação do Computador. Aguarde que a aplicação procure ameaças no seu computador.
Quando a aplicação terminar de verificar o seu computador, irá mostra-lhe uma lista extensiva de objetos detetados. Clique na opção Consertar Ameaças para que a aplicação possa remover totalmente os Chromesearch.today e outras infeções afiliadas que sejam encontradas no seu PC.
Desinstale o software problemático através do Painel de Controle
- Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
- Encontre o Chromesearch.today na lista de programas e desinstale-o
- Infelizmente, esta operação no Painel de Controle pode não resolver o problema propriamente. Se for o caso, utilize a ferramenta de limpeza sugerida ou tente a opção de resetar o navegador conforme descrito abaixo.
Reverter as definições do navegador web para as configurações originais
Esta parte do guia abrange passos fáceis de seguir para terminar a atividade do adware sob consideração nos principais navegadores que afeta.
Remover o Chromesearch.today do Microsoft Internet Explorer
- Vá a Ferramentas –> Gerenciar Complementos
- Quando estiver no interface Gerenciar Complementos, clique em Provedores de Pesquisa na secção à direita e selecione um serviço que você deseje utilizar como motor de preferência clicando com o botão do lado direito do rato e selecionando Definir como padrão. Não se esqueça também de eliminar Chromesearch.today Homes ou Chromesearch.today Search desta lista selecionando Remover no menu contexto
- Clique em Barras de Ferramentas e Extensões no mesmo ecrã, encontre Chromesearch.today Homes que aí estejam, e elimine-os através do mesmo procedimento descrito no passo anterior
- De modo a configurar a sua Página Inicial preferida do IE, selecione Opções da Internet por baixo de Ferramentas, e depois siga para o separador Geral e escreva aí o endereço desejado por baixo de Página Inicial em vez de Chromesearch.today
- Para obter as configurações iniciais do IE do modo como deviam estar, clique com o rato do lado direito no respectivo atalho, selecione Propriedades, clique no separador Atalho e elimine toda a linha com início como Chromesearch.today do campo que diz Destino. Salve as alterações.
Remoção de Chromesearch.today para o Mozilla Firefox
- Escreva about:config na barra de endereços e carregue em Enter
- Quando o Firefox aparecer com alerta de garantia, leia e clique no botão de confirmação como é demonstrado na imagem em baixo
- Escreva Chromesearch.today no campo de Pesquisa e pressione Enter. Ao fazê-lo, irá mostrar uma lista de preferências do Firefox associadas a este adware. Clique no botão do lado direito do rato num desses registos e selecione Repor do menu de cada vez
- As configurações de atalhos do Firefox podem ser depuradas fazendo o seguinte: clique no botão do lado direito do rato, selecione Propriedades no menu que aparece, clique no separador Atalho, e apague Chromesearch.today juntamente com os símbolos subsequentes. Salve as alterações e saia.
Remover o Chromesearch.today do Google Chrome
- Clique no ícone de menu do Chrome, e selecione Configurações
- Vá à subsecção Inicialização, selecione Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas, e clique Configurar páginas
- O Chrome irá aparecer com uma interface de Páginas de inicialização, onde poderá localizar Chromesearch.today e removê-los clicando no botão X como demonstrado
- Por baixo da Página inicial, selecione Usar a página "Nova guia"
- Vá à subsecção Pesquisar e clique me Gerenciar mecanismos de perquisa... Examine a lista para ver se encontra o objeto com o nome Chromesearch.today e clique no botão X do lado direito de modo a eliminá-lo. Certifique-se de que seleciona também o motor de busca a ser usado como padrão
- Corrigir as configurações de atalho do Chrome é possível se o fizer desta forma: clique no botão do lado direito do rato no atalho e selecione Propriedades. Prossiga para o separador Atalho (o do meio), encontre o campo Destino em baixo, e elimine os Chromesearch.today daí. Certifique-se de que salva as alterações antes de sair.
Reveja o seu estado de segurança
Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.