Obtenha fatos de segurança sobre o adware Fast Start e seja instruído sobre como remove-lo juntamente com o iStart123.com e outros hijackers associados à página inicial de seu computador.
As oficinas underground que vem produzindo adwares em quantidades imagináveis, recentemente lançaram um novo modelo de operação. Sua essência consiste em promover diversos PUPs (Programas Potencialmente Indesejados) de forma simultânea. Tal pacote malicioso visa piorar e dificultar a limpeza do sistema infectado, assim como, a remediação das alterações feitas sem autorização em seu PC. O Fast Start, também conhecido como Fast Start New Tab ou Quick Start, é um objeto adverso de melhoria do serviço web que anda de mãos juntas com ameaças como o iStart123, o WebsSearches e o Omiga-Plus. Todos estes são hijackers de página inicial e serviços de busca que configuram o seu navegador para redirecionar constantemente o tráfico web para páginas deliberadamente especificadas e projetadas principalmente para fins de propagandas.
O Fast Start é adaptado especificamente para o Mozilla Firefox, contudo os adwares associados a ele, são de plataforma cruzada, portanto, podem atingir também o Chrome e o Internet Explorer. Este pacote inteiro é entregue em um computador sem que o usuário tenha conhecimento. Isso acontece comumente no cenário de aplicativos que são empacotados com outros softwares. Vários softwares gratuitos que existem por aí, possuem um algo “extra” que é adicionado ao processo de instalação. Jogos de código aberto, reprodutores de multimídia, arquivos ou conteúdos baixados de streaming, pacotes de codecs, otimizadores de sistema e atualizações não certificadas do Java ou do PDF, que estão envolvidas em distribuição de malware, também poderão instalar o Fast Start e trazer todos os seus problemas relacionados. A parte ruim desse fluxo é que o usuário não é informado de maneira apropriada que algo mais será instalado – pode haver uma pequena nota em uma das caixas de informação que declara que a instalação padrão também trará itens nada bem-vindos.
Este vírus faz com que uma nova extensão chamada de “Fast Start” (versão 4.1.0 ou 4.2.3) apareça no Firefox, contudo, ele também adiciona extensões de malwares afiliados em outros navegadores. A partir daí, o usuário será roteado para o istart123.com, o webssearches.com ou o isearch.omiga-plus.com quando abrir seu navegador, fizer uma busca online ou simplesmente abrir uma nova aba. Isto se torna muito irritante rapidamente, pois você é forçado a ir para sites que você nunca quis visitar. É por isso que a agenda do usuário deve ter uma anotação para remover o Fast Start e seus comparsas. Porém, esta não é uma tarefa simples de ser realizada devido aos recursos persistentes do adware. Um tutorial passo a passo especial é o que ajudará você a remover este bug em particular do Firefox e desinstalar seus “parceiros” dos outros navegadores.
Remoção do Fast Start com ferramenta automática de limpeza
Um fluxo de trabalho ótimo para eliminar o vírus Fast Start é alavancar um aplicativo de segurança que irá identificar todos os softwares potencialmente maliciosos no seu computador e lidar com isso da maneira certa. Esta abordagem garante uma remoção completa assim como o remedeio do sistema, e permite evitar danos indesejados que possam ocorrer durante uma eliminação manual de malware.
- Faça o download e instale o software de instalação do removedor de Fast Start. Inicie o software e clique no botão Iniciar Verificação do Computador. Aguarde que a aplicação procure ameaças no seu computador.
Quando a aplicação terminar de verificar o seu computador, irá mostra-lhe uma lista extensiva de objetos detetados. Clique na opção Consertar Ameaças para que a aplicação possa remover totalmente os Fast Start e outras infeções afiliadas que sejam encontradas no seu PC.
Desinstale o software problemático através do Painel de Controle
- Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
- Encontre o Fast Start na lista de programas e desinstale-o
- Infelizmente, esta operação no Painel de Controle pode não resolver o problema propriamente. Se for o caso, utilize a ferramenta de limpeza sugerida ou tente a opção de resetar o navegador conforme descrito abaixo.
Se livrando do Fast Start New Tab através da redefinição do navegador afetado
Esta parte do guia abrange passos fáceis de seguir para terminar a atividade do adware sob consideração nos principais navegadores que afeta.
Remover o Fast Start do Microsoft Internet Explorer
- Vá a Ferramentas –> Gerenciar Complementos
- Quando estiver no interface Gerenciar Complementos, clique em Provedores de Pesquisa na secção à direita e selecione um serviço que você deseje utilizar como motor de preferência clicando com o botão do lado direito do rato e selecionando Definir como padrão. Não se esqueça também de eliminar Fast Start Homes ou Fast Start Search desta lista selecionando Remover no menu contexto
- Clique em Barras de Ferramentas e Extensões no mesmo ecrã, encontre Fast Start Homes que aí estejam, e elimine-os através do mesmo procedimento descrito no passo anterior
- De modo a configurar a sua Página Inicial preferida do IE, selecione Opções da Internet por baixo de Ferramentas, e depois siga para o separador Geral e escreva aí o endereço desejado por baixo de Página Inicial em vez de Fast Start
- Para obter as configurações iniciais do IE do modo como deviam estar, clique com o rato do lado direito no respectivo atalho, selecione Propriedades, clique no separador Atalho e elimine toda a linha com início como Fast Start do campo que diz Destino. Salve as alterações.
Remoção de Fast Start para o Mozilla Firefox
- Escreva about:config na barra de endereços e carregue em Enter
- Quando o Firefox aparecer com alerta de garantia, leia e clique no botão de confirmação como é demonstrado na imagem em baixo
- Escreva Fast Start no campo de Pesquisa e pressione Enter. Ao fazê-lo, irá mostrar uma lista de preferências do Firefox associadas a este adware. Clique no botão do lado direito do rato num desses registos e selecione Repor do menu de cada vez
- As configurações de atalhos do Firefox podem ser depuradas fazendo o seguinte: clique no botão do lado direito do rato, selecione Propriedades no menu que aparece, clique no separador Atalho, e apague Fast Start juntamente com os símbolos subsequentes. Salve as alterações e saia.
Remover o Fast Start do Google Chrome
- Clique no ícone de menu do Chrome, e selecione Configurações
- Vá à subsecção Inicialização, selecione Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas, e clique Configurar páginas
- O Chrome irá aparecer com uma interface de Páginas de inicialização, onde poderá localizar Fast Start e removê-los clicando no botão X como demonstrado
- Por baixo da Página inicial, selecione Usar a página "Nova guia"
- Vá à subsecção Pesquisar e clique me Gerenciar mecanismos de perquisa... Examine a lista para ver se encontra o objeto com o nome Fast Start e clique no botão X do lado direito de modo a eliminá-lo. Certifique-se de que seleciona também o motor de busca a ser usado como padrão
- Corrigir as configurações de atalho do Chrome é possível se o fizer desta forma: clique no botão do lado direito do rato no atalho e selecione Propriedades. Prossiga para o separador Atalho (o do meio), encontre o campo Destino em baixo, e elimine os Fast Start daí. Certifique-se de que salva as alterações antes de sair.
Fazer uma verificação dupla, nunca é demais
Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.