Remova o chromesearch.info

Os ataques de malware que se concentram nas definições do navegador não parecem particularmente relevantes: não é roubado dinheiro de uma conta bancária, e o computador comprometido não sofre danos graves. Esta opinião vai por água abaixo quando somos vítimas de um vírus de redireccionamento como o chromesearch.info. Quando ele entra em cena, o utilizador deixa de controlar o seu navegador.

O que é o vírus chromesearch.info?

O chromesearch.info é um programa informático malicioso que afeta as definições padrão do navegador das vítimas e ativa o redireccionamento para a sua própria página de entrada. É parte de uma série de incursões de malvertising, que anteriormente foram desenvolvidas por domínios clone, incluindo o chromesearch.club e o chromesearch.today. Os autores ameaçadores por detrás de todas estas campanhas têm o objetivo de agregarem lucros com a monetização do tráfego online. O algoritmo desta engrenagem duvidosa é simples: quanto mais vítimas entrarem nas suas páginas de entrada, mais receita reverte para os patifes. O problema fundamental aqui é que as pessoas nunca escolhem ir até essa página – pelo contrário, são forçadas.

A página chromesearch.info a fazer passar-se pela Chrome Search

O vírus chromesearch.info é distribuído através de um empacotamento de software. Este processo aciona uma aplicação legítima, por norma um freeware, que é promovido em plataformas de download de software, possivelmente nas mais populares. Quando um utilizador chega àquela parte onde clica no botão de Download, um assistente de configuração surge, o qual está configurado para executar a instalação de acordo com o procedimento padrão ou recomendado. É aí que reside o truque. Ao simplesmente clicar nos passos sugeridos, o utilizador corre o risco de concordar também em instalar um extra que poderá ser malicioso. Como tal, o vírus de redireccionamento chromesearch.info, de forma subtil, encontra o seu caminho no computador, e os utilizadores jamais saberão de onde ele veio.

Assim que a infeção está configurada e em funcionamento, adiciona um falso objeto auxiliar do navegador ao Google Chrome e, provavelmente, também aos outros navegadores detetados na máquina hospedeira. Esta extensão exibe mecanismos persistentes que previnem o administrador de desinstalá-la de forma normal. A pior parte, no entanto, é que este add-on intruso modifica as definições da internet para tirar partido delas, sem pedir autorização ao utilizador. Depois desta interferência, a pessoa infetada acabará sempre por entrar no chromesearch.info quando abre o navegador, um novo separador ou faz uma pesquisa na barra de endereço.

A página chromesearch.info poderá não parecer perigosa à primeira vista. Está desenhada para ser semelhante a um motor de busca normal, com elementos típicos, como uma caixa de pesquisa e alguns links incorporados. O ponto de entrada envia todos os pedidos posteriores para um motor genuíno, mas os resultados poderão ser complementados com conteúdo patrocinado. É na interceção de tráfego que reside o ganho destes criminosos cibernautas. Outro efeito adverso é o abuso de privacidade: o vírus efetua uma espécie de reconhecimento no computador contaminado, recolhendo dados sensíveis como páginas visitadas, favoritos e pesquisas efetuadas. Para culminar, o adware chromesearch.info desacelera o navegador afetado. Obviamente, este intruso digital não tem lugar num PC saudável, portanto siga estes passos para se livrar dele.

Remoção automatizada do vírus chromesearch.info

Graças a uma base de dados constantemente atualizada em relação ao malware e a um inteligente comportamento de deteção, o software recomendado poderá ser capaz de localizar rapidamente a infeção, erradicando-a e remediando todas as alterações perniciosas. Portanto, vá em frente e faça o seguinte:

  • Descarregue e instale a ferramenta antimalware. Abra a solução e faça com que ela verifique o seu PC à procura de PUP e outros tipos de software malicioso ao clicar no botão Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do chromesearch.info

  • Fique tranquilo pois o relatório de verificação mostrará todos os itens que poderão prejudicar o seu sistema operativo. Selecione as entradas detetadas e clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que a resolução de problemas fique completa.

Utilizar o Painel de Controlo para acabar com o PUP chromesearch.info

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Para facilitar o processo de localização da ameaça, organize a lista de programas por data a fim de ver na parte de cima aqueles que foram mais recentemente instalados. Encontre o Chrome Search, chromesearch.info ou alguma entrada pouco comum sob a coluna Nome, clique Desinstalar e siga as instruções posteriores para concluir a remoção

Reverter as definições do navegador web para as configurações originais

No caso de um ataque complexo a um navegador como acontece nesta situação, levar a cabo uma restauração faz todo o sentido, apesar das suas parcas desvantagens. Personalizações como senhas guardas, páginas favoritas, etc., desaparecerão, mas também as alterações efetuadas pelo programa potencialmente indesejado. As instruções abaixo abordam aquilo que se deve fazer nos navegadores web mais afetados pelo chromesearch.info.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Reveja o seu estado de segurança

Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.

Baixe o verificador e removedor do chromesearch.info