Remova o chromesearch.info

Os ataques de malware que se concentram nas definições do navegador não parecem particularmente relevantes: não é roubado dinheiro de uma conta bancária, e o computador comprometido não sofre danos graves. Esta opinião vai por água abaixo quando somos vítimas de um vírus de redireccionamento como o chromesearch.info. Quando ele entra em cena, o utilizador deixa de controlar o seu navegador.

O que é o vírus chromesearch.info?

O chromesearch.info é um programa informático malicioso que afeta as definições padrão do navegador das vítimas e ativa o redireccionamento para a sua própria página de entrada. É parte de uma série de incursões de malvertising, que anteriormente foram desenvolvidas por domínios clone, incluindo o chromesearch.club e o chromesearch.today. Os autores ameaçadores por detrás de todas estas campanhas têm o objetivo de agregarem lucros com a monetização do tráfego online. O algoritmo desta engrenagem duvidosa é simples: quanto mais vítimas entrarem nas suas páginas de entrada, mais receita reverte para os patifes. O problema fundamental aqui é que as pessoas nunca escolhem ir até essa página – pelo contrário, são forçadas.

A página chromesearch.info a fazer passar-se pela Chrome Search

O vírus chromesearch.info é distribuído através de um empacotamento de software. Este processo aciona uma aplicação legítima, por norma um freeware, que é promovido em plataformas de download de software, possivelmente nas mais populares. Quando um utilizador chega àquela parte onde clica no botão de Download, um assistente de configuração surge, o qual está configurado para executar a instalação de acordo com o procedimento padrão ou recomendado. É aí que reside o truque. Ao simplesmente clicar nos passos sugeridos, o utilizador corre o risco de concordar também em instalar um extra que poderá ser malicioso. Como tal, o vírus de redireccionamento chromesearch.info, de forma subtil, encontra o seu caminho no computador, e os utilizadores jamais saberão de onde ele veio.

Assim que a infeção está configurada e em funcionamento, adiciona um falso objeto auxiliar do navegador ao Google Chrome e, provavelmente, também aos outros navegadores detetados na máquina hospedeira. Esta extensão exibe mecanismos persistentes que previnem o administrador de desinstalá-la de forma normal. A pior parte, no entanto, é que este add-on intruso modifica as definições da internet para tirar partido delas, sem pedir autorização ao utilizador. Depois desta interferência, a pessoa infetada acabará sempre por entrar no chromesearch.info quando abre o navegador, um novo separador ou faz uma pesquisa na barra de endereço.

A página chromesearch.info poderá não parecer perigosa à primeira vista. Está desenhada para ser semelhante a um motor de busca normal, com elementos típicos, como uma caixa de pesquisa e alguns links incorporados. O ponto de entrada envia todos os pedidos posteriores para um motor genuíno, mas os resultados poderão ser complementados com conteúdo patrocinado. É na interceção de tráfego que reside o ganho destes criminosos cibernautas. Outro efeito adverso é o abuso de privacidade: o vírus efetua uma espécie de reconhecimento no computador contaminado, recolhendo dados sensíveis como páginas visitadas, favoritos e pesquisas efetuadas. Para culminar, o adware chromesearch.info desacelera o navegador afetado. Obviamente, este intruso digital não tem lugar num PC saudável, portanto siga estes passos para se livrar dele.

Remoção automatizada do vírus chromesearch.info

Um fluxo de trabalho ótimo para eliminar o vírus Chromesearch.info é alavancar um aplicativo de segurança que irá identificar todos os softwares potencialmente maliciosos no seu computador e lidar com isso da maneira certa. Esta abordagem garante uma remoção completa assim como o remedeio do sistema, e permite evitar danos indesejados que possam ocorrer durante uma eliminação manual de malware.

  • Faça o download e instale o software de instalação do removedor de Chromesearch.info. Inicie o software e clique no botão Iniciar Verificação do Computador. Aguarde que a aplicação procure ameaças no seu computador.

Baixe removedor para Chromesearch.info

Quando a aplicação terminar de verificar o seu computador, irá mostra-lhe uma lista extensiva de objetos detetados. Clique na opção Consertar Ameaças para que a aplicação possa remover totalmente os Chromesearch.info e outras infeções afiliadas que sejam encontradas no seu PC.


Desinstale o software problemático através do Painel de Controle

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP) Programas E Recursos
  • Encontre o Chromesearch.info na lista de programas e desinstale-o desinstalar-um-programa
  • Infelizmente, esta operação no Painel de Controle pode não resolver o problema propriamente. Se for o caso, utilize a ferramenta de limpeza sugerida ou tente a opção de resetar o navegador conforme descrito abaixo.

Reverter as definições do navegador web para as configurações originais

Esta parte do guia abrange passos fáceis de seguir para terminar a atividade do adware sob consideração nos principais navegadores que afeta.

Remover o Chromesearch.info do Microsoft Internet Explorer

  • Vá a Ferramentas –> Gerenciar Complementos Ie Gerenciar Complementos
  • Quando estiver no interface Gerenciar Complementos, clique em Provedores de Pesquisa na secção à direita e selecione um serviço que você deseje utilizar como motor de preferência clicando com o botão do lado direito do rato e selecionando Definir como padrão. Não se esqueça também de eliminar Chromesearch.info Homes ou Chromesearch.info Search desta lista selecionando Remover no menu contexto Ie Provedores De Pesquisa
  • Clique em Barras de Ferramentas e Extensões no mesmo ecrã, encontre Chromesearch.info Homes que aí estejam, e elimine-os através do mesmo procedimento descrito no passo anterior
  • De modo a configurar a sua Página Inicial preferida do IE, selecione Opções da Internet por baixo de Ferramentas, e depois siga para o separador Geral e escreva aí o endereço desejado por baixo de Página Inicial em vez de Chromesearch.info Ie Home Page
  • Para obter as configurações iniciais do IE do modo como deviam estar, clique com o rato do lado direito no respectivo atalho, selecione Propriedades, clique no separador Atalho e elimine toda a linha com início como Chromesearch.info do campo que diz Destino. Salve as alterações.

Remoção de Chromesearch.info para o Mozilla Firefox

  • Escreva about:config na barra de endereços e carregue em Enter Firefox About Config
  • Quando o Firefox aparecer com alerta de garantia, leia e clique no botão de confirmação como é demonstrado na imagem em baixo Firefox Hic Sunt Dracones
  • Escreva Chromesearch.info no campo de Pesquisa e pressione Enter. Ao fazê-lo, irá mostrar uma lista de preferências do Firefox associadas a este adware. Clique no botão do lado direito do rato num desses registos e selecione Repor do menu de cada vez
  • As configurações de atalhos do Firefox podem ser depuradas fazendo o seguinte: clique no botão do lado direito do rato, selecione Propriedades no menu que aparece, clique no separador Atalho, e apague Chromesearch.info juntamente com os símbolos subsequentes. Salve as alterações e saia.

Remover o Chromesearch.info do Google Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome, e selecione Configurações Chrome Configuracoes
  • Vá à subsecção Inicialização, selecione Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas, e clique Configurar páginas Chrome Inicializacao
  • O Chrome irá aparecer com uma interface de Páginas de inicialização, onde poderá localizar Chromesearch.info e removê-los clicando no botão X como demonstrado Chrome Paginas De Inicializacao Delta Homes
  • Por baixo da Página inicial, selecione Usar a página "Nova guia" Chrome Pagina Inicial Delta Homes
  • Vá à subsecção Pesquisar e clique me Gerenciar mecanismos de perquisa... Examine a lista para ver se encontra o objeto com o nome Chromesearch.info e clique no botão X do lado direito de modo a eliminá-lo. Certifique-se de que seleciona também o motor de busca a ser usado como padrão Chrome Perquisar
  • Corrigir as configurações de atalho do Chrome é possível se o fizer desta forma: clique no botão do lado direito do rato no atalho e selecione Propriedades. Prossiga para o separador Atalho (o do meio), encontre o campo Destino em baixo, e elimine os Chromesearch.info daí. Certifique-se de que salva as alterações antes de sair.

Reveja o seu estado de segurança

Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.

Baixe o verificador e removedor do Chromesearch.info