Remova o Funny Searching

A busca na web é provavelmente a melhor coisa já inventada desde que a Internet se estabeleceu no mundo. No entanto, a popularidade de um serviço arbitrário comumente atrai abuso e manipulações, como é o caso do sequestrador de navegador Funny Searching. Ele força os infectados a visitar o site funnysearching.com uma vez ou outra. A pior parte desta interferência é que os usuários nunca são consultados sobre permissão, enquanto a infecção realiza mudanças tão sérias em suas rotinas de busca na web.

O que é o Funny Searching?

À primeira vista, o Funny Searching pode parecer um serviço criado de forma inteligente, voltado para melhorar a experiência online dos usuários. A página inicial em funnysearching.com conta com planos de fundo agradáveis e comutáveis, a informação do horário atual e uma mensagem de boas vindas que diz, “Como está indo o seu dia?” ou “O que acha de dar uma pausa e tomar uma xícara de chá?”. No entanto, esta é uma primeira impressão errada. Toda a estratégia fofa no topo do iceberg distrai as pessoas da atividade maliciosa que acontece no sistema por trás das câmeras. Antes do redirecionamento recorrente de tráfego da Internet, uma entidade categorizada como ‘programa potencialmente indesejado’ (PUP) já infiltrou o computador e realizou modificações não autorizadas nas configurações customizadas de navegador. As propriedades do navegador que sofrem o impacto incluem a página inicial padrão, a nova guia padrão e também o provedor de buscas padrão.

Página inicial de Funnysearching.com

Como resultado, os navegadores instalados na máquina contaminada se iniciam automaticamente em funnysearching.com, algo que é feito todas as vezes que um usuário abre o navegador de sua escolha, abre uma nova guia, ou realiza uma busca diretamente via a barra de URL. De novo: o site em si pode parecer normal e não parecer abrigar nenhum download de malware embutido. Além dos elementos de design mencionados anteriormente e da barra de buscas, ele contém ícones de fácil acesso para o Facebook, Booking.com e Instagram. Uma busca aleatória é redirecionada para os resultados do Yahoo!, então o Funny Searching em si não acomoda uma funcionalidade própria de busca, ele simplesmente terceiriza todos os requerimentos para outros serviços. A essência de um esquema deste tipo gira em torno da monetização de tráfego, onde os desenvolvedores do malware forçam as entradas do usuário para as suas páginas viciadas e então literalmente vendem posteriores acessos para fontes terceiras.

A aplicação infratora tende a assumir o molde de uma extensão ou plug-in, supostamente designada para melhorar a qualidade do acesso à informação online de alguém. Este item adicional vampiro atua em torno do empacotamento de software. Em particular, ele acompanha freewares inocentes na fase de instalação. Como resultado, as pessoas podem achar que estão instalando algo útil, como um player de filmes ou downloader de arquivos, mas acabam recebendo o adicional ruim no meio do caminho. A pegada em cenários assim é que os instaladores com armadilhas encorajam os usuários a deixar a opção de instalação padrão como está, mas por fim ela promove a instalação de programas suplementares. A moral da história é: olhar cuidadosamente o que está por baixo dos panos dos assistentes de instalação, especialmente se o software principal sendo instalado for de graça. Se o vírus Funny Searching já está a bordo causando estragos nos navegadores, o mecanismo de solução de problemas abaixo deve ajudar a se livrar dos redirecionamentos.

Remoção automática do vírus Funny Searching

O extermínio do vírus funnysearching.com pode ser alcançado de forma eficiente através de um programa de segurança confiável. Ficar com a técnica de limpeza automática garante que todos os componentes da infecção sejam varridos do seu sistema.

  • Baixe o utilitário de segurança recomentado e mantenha o seu PC checado contra objetos maliciosos selecionando a opção de Iniciar Verificação do Computador (Start Computer Scan)

Baixar Removedor do Funnysearching.com

  • O scan retornará uma lista de itens detectados. Clique em Consertar Ameaças (Fix Threats) para que todos os adwares sejam removidos do seu sistema. Completar esta fase do processo de limpeza provavelmente levará a uma erradicação completa da infecção. No entanto, pode ser uma boa ideia conferir se o malware foi embora de vez.

Remover o sequestrador de navegador Funny Searching usando o Painel de Controle

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP)
  • Percorra a lista e localiza o Funny Searching ou outros apps que parecem suspeitos. Clique na opção Desinstalar para remover o intruso caso o ache

Remoção do sequestrador funnysearching.com redefinindo o navegador afetado

Por favor, leve em consideração o quão eficaz isso é, o processo de restaurar os padrões do navegador vai levar à perda das configurações personalizadas, tais como senhas salvas, marcadores, histórico de navegação, cookies, etc. No caso de você não tiver certeza se esse resultado é adequado, apesar da sua eficiência óbvio, é aconselhado a seguir o método de remoção automática descrito em uma das seções anteriores deste tutorial.

Restaurar o Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome e selecione Configurações.
  • Quando a janela de Configurações abrir, procure pelo link que diz Mostrar Configurações Avançadas e clique nele.
  • Clique então no botão Redefinir Configurações.
  • Para garantir que você saiba sobre as conseqüências da redefinição, o Chrome irá exibir uma notificação sobre as configurações e dados que serão perdidos. Leia a notificação e clique em Redefinir caso você concorde.
  • Reinicie o Chrome.

Restaurar o Firefox

  • Abra o Firefox, vá a Ajuda e selecione Dados para suporte.
  • Localize a subseção intitulada Restaurar o Firefox ao estado inicial e clique no botão Restaurar o Firefox para prosseguir.
  • Reinicie o Firefox.

Restaurar o Internet Explorer

  • Selecione Opções da Internet em Ferramentas no IE.
  • Selecione a guia Avançado, na tela Opções da Internet, e clique no botão Redefinir.
  • O navegador irá mostrar uma caixa de Redefinir Configurações do Internet Explorer. Revise os pontos sobre a redefinição. Ative a opção que diz Excluir configurações pessoais e clique no botão Redefinir, como mostrado na imagem.
  • Reinicie o Internet Explorer.

Verifique se o vírus Funny Searching foi completamente removido

Só para ter certeza, é aconselhável executar repetidamente uma varredura com o software de segurança automática, a fim de garantir que nenhum resto nocivo deste adware foi deixado dentro do Registro do Windows e outros locais do sistema operacional.

Baixe o verificador e removedor do Funny Searching