Como remover o WebDiscover Browser

Atualmente, o malware em navegadores é tão comum que já merece uma disciplina especial nas escolas, capaz de ensinar os alunos a evitar este problema. Algumas destas pestes exibem imensos anúncios online, enquanto outras dedicam-se ao redirecionamento do tráfego web. O programa malicioso WebDiscover Browser faz as duas coisas. Adiciona uma barra de pesquisa ao topo do ambiente de trabalho do Windows, a qual promove um serviço web iníquo, misturado com informação patrocinada.

O que é o vírus WebDiscover Browser?

O WebDiscover Browser é uma aplicação irritante para o Windows que reduz a amplitude do método de pesquisa na internet das suas vítimas, fazendo com que esta fique por padrão vinculada a um serviço que pouco tem a oferecer. Quando instalada – normalmente sem o consentimento e conhecimento do utilizador –, acrescenta uma barra de pesquisa no topo do ambiente de trabalho. À primeira vista, este painel de navegação parece disponibilizar uma funcionalidade de pesquisa web sem que, para isso, o utilizador tenha de abrir uma página no navegador. Algumas pessoas podem achar este recurso útil, mas as desvantagens desta aparente serventia rapidamente arruínam a experiência do utilizador. Antes de mais, qualquer busca feita nesta barra aciona o Chrome, onde os resultados são apresentados através de um serviço cuja segurança é no mínimo questionável.

O editor do WebDiscover Browser descreve o aplicativo como a melhor coisa

Percebe-se de imediato que a jogada do WebDiscover Browser é impingir o seu próprio motor de busca. Este encontra-se hospedado em search.ydserp.com. A página principal não é de todo pormenorizada – apresenta apenas uma caixa de pesquisa e alguns links para subseções, como a página de contatos e a Política de Privacidade. Tudo o que escrever nesta área acaba por ser pesquisado no Bing. Eis o resumo destes serviços: a barra de ferramentas, afixada no ambiente de trabalho, abre o Chrome e encaminha os pedidos para um pseudo provedor inútil em search.ydserp.com (o URL apresenta normalmente “wd_xt” como sufixo). Todas as palavras-chave introduzidas subsequentemente redirecionam o utilizador para o Bing, o motor de busca da Microsoft. Não faz sentido, certo?
Contudo, é precisamente este o método usado pela maioria das campanhas de monetização com base em tráfego malicioso. Tudo se resumo à criação de tráfego web, vendendo-o a publicitários e a outras partes interessadas que possam surgir. Aquilo que temos, entre as várias etapas, é um grupo de hosts a montar sub-repticiamente um esquema fraudulento, onde as visitas dos utilizadores são emuladas enquanto parte integrante de um sistema de malvertising em grande escala.

Search.ydserp.com, the rogue search engine propped by WebDiscover Browser virus

Existe outro pormenor em relação ao WebDiscover Browser, o maior ponto negativo desta aplicação. A homepage do suposto motor de busca, quando aberta, emite um sinal de alerta. O navegador exibe um aviso relacionado com “Conteúdo inseguro bloqueado”, afirmando que “A página tentou carregar scripts de fontes não autenticadas”. Se permitir a execução destes scripts, ser-lhe-á apresentada publicidade em ícones de grandes dimensões, que o encaminham para serviços populares como Facebook, Booking.com, TripAdvisor, Best Buy, Walmart e Verizon. Claro, quando este adware opera dentro dum sistema, abre reiteradamente o navegador, já com estes scripts ativados, carregando-os automaticamente sem qualquer notificação. Isto representa um potencial risco para a privacidade, permitindo também a exibição de publicidade encapotada.

O vírus WebDiscover Browser imiscui-se no PC com uma tática dúbia. O seu inescrupuloso criador aposta na criação de pacotes freeware para manipular os utilizadores, fazendo com que estes descarreguem e instalem o produto controverso. Alguns destes duvidosos clientes de instalação tentam imitar a configuração do Adobe Flash Player, processadores de texto tipo Bloco de Notas, ferramentas de melhoramento de multimédia, descarregadores de vídeos, cracks para aplicações, ferramentas para atualizar drivers, etc. Os assistentes de instalação destas ferramentas, após um olhar mais detalhado, poderão recomendar o WebDiscover Browser como extra. Como tal, ao estar de acordo com a opção de instalação Expressa, poderá ser vítima deste programa malicioso. É por isso que deve ser dada prioridade a um modo personalizado ou avançado de instalação durante estas instalações. Permite-lhe ver aquilo que lhe está a ser impingido, podendo cancelar essas opções. Se este esquema o apanhou e se o vírus da barra de ferramentas WebDiscover Browser está inculcado no seu computador, eis o que deve fazer para acabar com ele totalmente.

Remoção automática do vírus WebDiscover Browser

Um fluxo de trabalho ótimo para eliminar o vírus WebDiscover Browser é alavancar um aplicativo de segurança que irá identificar todos os softwares potencialmente maliciosos no seu computador e lidar com isso da maneira certa. Esta abordagem garante uma remoção completa assim como o remedeio do sistema, e permite evitar danos indesejados que possam ocorrer durante uma eliminação manual de malware.

  • Faça o download e instale o software de instalação do removedor de WebDiscover Browser. Inicie o software e clique no botão Iniciar Verificação do Computador. Aguarde que a aplicação procure ameaças no seu computador.

Baixe removedor para WebDiscover Browser

Quando a aplicação terminar de verificar o seu computador, irá mostra-lhe uma lista extensiva de objetos detetados. Clique na opção Consertar Ameaças para que a aplicação possa remover totalmente os WebDiscover Browser e outras infeções afiliadas que sejam encontradas no seu PC.


Desinstale o software problemático através do Painel de Controle

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP) Programas E Recursos
  • Encontre o WebDiscover Browser na lista de programas e desinstale-o desinstalar-um-programa
  • Infelizmente, esta operação no Painel de Controle pode não resolver o problema propriamente. Se for o caso, utilize a ferramenta de limpeza sugerida ou tente a opção de resetar o navegador conforme descrito abaixo.

Remoção do vírus WebDiscover ao redefinir o navegador afetado

Esta parte do guia abrange passos fáceis de seguir para terminar a atividade do adware sob consideração nos principais navegadores que afeta.

Remover o WebDiscover Browser do Microsoft Internet Explorer

  • Vá a Ferramentas –> Gerenciar Complementos Ie Gerenciar Complementos
  • Quando estiver no interface Gerenciar Complementos, clique em Provedores de Pesquisa na secção à direita e selecione um serviço que você deseje utilizar como motor de preferência clicando com o botão do lado direito do rato e selecionando Definir como padrão. Não se esqueça também de eliminar WebDiscover Browser Homes ou WebDiscover Browser Search desta lista selecionando Remover no menu contexto Ie Provedores De Pesquisa
  • Clique em Barras de Ferramentas e Extensões no mesmo ecrã, encontre WebDiscover Browser Homes que aí estejam, e elimine-os através do mesmo procedimento descrito no passo anterior
  • De modo a configurar a sua Página Inicial preferida do IE, selecione Opções da Internet por baixo de Ferramentas, e depois siga para o separador Geral e escreva aí o endereço desejado por baixo de Página Inicial em vez de WebDiscover Browser Ie Home Page
  • Para obter as configurações iniciais do IE do modo como deviam estar, clique com o rato do lado direito no respectivo atalho, selecione Propriedades, clique no separador Atalho e elimine toda a linha com início como WebDiscover Browser do campo que diz Destino. Salve as alterações.

Remoção de WebDiscover Browser para o Mozilla Firefox

  • Escreva about:config na barra de endereços e carregue em Enter Firefox About Config
  • Quando o Firefox aparecer com alerta de garantia, leia e clique no botão de confirmação como é demonstrado na imagem em baixo Firefox Hic Sunt Dracones
  • Escreva WebDiscover Browser no campo de Pesquisa e pressione Enter. Ao fazê-lo, irá mostrar uma lista de preferências do Firefox associadas a este adware. Clique no botão do lado direito do rato num desses registos e selecione Repor do menu de cada vez
  • As configurações de atalhos do Firefox podem ser depuradas fazendo o seguinte: clique no botão do lado direito do rato, selecione Propriedades no menu que aparece, clique no separador Atalho, e apague WebDiscover Browser juntamente com os símbolos subsequentes. Salve as alterações e saia.

Remover o WebDiscover Browser do Google Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome, e selecione Configurações Chrome Configuracoes
  • Vá à subsecção Inicialização, selecione Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas, e clique Configurar páginas Chrome Inicializacao
  • O Chrome irá aparecer com uma interface de Páginas de inicialização, onde poderá localizar WebDiscover Browser e removê-los clicando no botão X como demonstrado Chrome Paginas De Inicializacao Delta Homes
  • Por baixo da Página inicial, selecione Usar a página "Nova guia" Chrome Pagina Inicial Delta Homes
  • Vá à subsecção Pesquisar e clique me Gerenciar mecanismos de perquisa... Examine a lista para ver se encontra o objeto com o nome WebDiscover Browser e clique no botão X do lado direito de modo a eliminá-lo. Certifique-se de que seleciona também o motor de busca a ser usado como padrão Chrome Perquisar
  • Corrigir as configurações de atalho do Chrome é possível se o fizer desta forma: clique no botão do lado direito do rato no atalho e selecione Propriedades. Prossiga para o separador Atalho (o do meio), encontre o campo Destino em baixo, e elimine os WebDiscover Browser daí. Certifique-se de que salva as alterações antes de sair.

Verifique se o vírus WebDiscover foi totalmente removido

Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.

Baixe o verificador e removedor do WebDiscover Browser