Remover o AdChoices

Aprenda uma forma fácil e eficaz para se livrar das publicidades e pop-ups aleatórias do AdChoices enquanto navega na Internet.

No ambiente de marketing online, atualmente já nada é óbvio. Pode ser bastante difícil, até, diferenciar entre projetos totalmente legítimos e outros não tão éticos. AdChoices, o assunto deste guia, é uma extensão para navegador que adere a táticas extremamente intrusivas para alcançar os seus objetivos.

Parecendo ser um sistema de entrega de publicidade normal à primeira vista, a aplicação AdChoices demonstra algumas funcionalidades que a fazem ser um adware. Primeiro que tudo, contorna a autorização do utilizador quando se instala no computador, e adicionando ao mesmo tempo uma barra de ferramentas e um objeto de auxílio para o navegador, tal como um add-on ou plugin. O processo de instalação está sempre associado com uma aplicação de terceiros que não está diretamente indicada no pacote – apesar de, nalguns casos, os utilizadores conseguirem não escolher este extra, mas só no caso de uma cuidadosa examinação dos termos de serviço para essas mesmas aplicações. No entanto, isto não acontece na maioria dos casos, e as pessoas ficam com o código de software indesejado sem o saberem.

AdChoices

Vamos assumir que este adware teve sucesso na infiltração no PC; o que acontece a seguir? Começa a exibir informação comercial patrocinado, incorporando nas caixas onde se pode ler “Brought to you by AdChoices” nas laterais das páginas web visitadas. Outro vector possível da sua atividade são as janelas de pop-up e de publicidade que se abrem no plano de fundo. Apesar dos dados de publicidade nestas janelas poderem corresponder com os interesses online do utilizador, estes objectos pioram a navegação na Internet porque aparecem em locais que deveriam estar ocupados com conteúdo do sítio. Ainda para mais, esta infeção é, sem dúvida, um risco de privacidade, pois acompanha o histórico da Internet na máquina alvo, incluindo as preferências de pesquisa da vítima.

Para poder prevenir o AdChoices de sobrecarregar o Internet Explorer, Chrome e Firefox de abas de conteúdo não autorizado e redundante, devem ser tomadas medidas para a sua completa remoção do PC comprometido. É importante notar que pode falhar em localizar a extensão do navegador do AdChoices, pois a sua denominação pode variar, mas as formas de contornar este problema descritas abaixo irão ajudar a que detecte com precisão os ficheiros potencialmente indesejados e eliminá-los.

Remoção do AdChoices com ferramenta de remoção automática

Um fluxo de trabalho ótimo para eliminar o vírus AdChoices é alavancar um aplicativo de segurança que irá identificar todos os softwares potencialmente maliciosos no seu computador e lidar com isso da maneira certa. Esta abordagem garante uma remoção completa assim como o remedeio do sistema, e permite evitar danos indesejados que possam ocorrer durante uma eliminação manual de malware.

  • Faça o download e instale o software de instalação do removedor de AdChoices. Inicie o software e clique no botão Iniciar Verificação do Computador. Aguarde que a aplicação procure ameaças no seu computador.

Baixe removedor para AdChoices

Quando a aplicação terminar de verificar o seu computador, irá mostra-lhe uma lista extensiva de objetos detetados. Clique na opção Consertar Ameaças para que a aplicação possa remover totalmente os AdChoices e outras infeções afiliadas que sejam encontradas no seu PC.


Desinstale o software problemático através do Painel de Controle

  • Vá ao Painel de Controle no menu Iniciar do Windows. Vá para Programas e Recursos (Windows 8), Desinstalar um programa (Windows Vista / Windows 7) ou Adicionar ou remover programas (Windows XP) Programas E Recursos
  • Encontre o AdChoices na lista de programas e desinstale-o desinstalar-um-programa
  • Infelizmente, esta operação no Painel de Controle pode não resolver o problema propriamente. Se for o caso, utilize a ferramenta de limpeza sugerida ou tente a opção de resetar o navegador conforme descrito abaixo.

Remover o adware AdChoices ao restaurar o navegador afectado

Esta parte do guia abrange passos fáceis de seguir para terminar a atividade do adware sob consideração nos principais navegadores que afeta.

Remover o AdChoices do Microsoft Internet Explorer

  • Vá a Ferramentas –> Gerenciar Complementos Ie Gerenciar Complementos
  • Quando estiver no interface Gerenciar Complementos, clique em Provedores de Pesquisa na secção à direita e selecione um serviço que você deseje utilizar como motor de preferência clicando com o botão do lado direito do rato e selecionando Definir como padrão. Não se esqueça também de eliminar AdChoices Homes ou AdChoices Search desta lista selecionando Remover no menu contexto Ie Provedores De Pesquisa
  • Clique em Barras de Ferramentas e Extensões no mesmo ecrã, encontre AdChoices Homes que aí estejam, e elimine-os através do mesmo procedimento descrito no passo anterior
  • De modo a configurar a sua Página Inicial preferida do IE, selecione Opções da Internet por baixo de Ferramentas, e depois siga para o separador Geral e escreva aí o endereço desejado por baixo de Página Inicial em vez de AdChoices Ie Home Page
  • Para obter as configurações iniciais do IE do modo como deviam estar, clique com o rato do lado direito no respectivo atalho, selecione Propriedades, clique no separador Atalho e elimine toda a linha com início como AdChoices do campo que diz Destino. Salve as alterações.

Remoção de AdChoices para o Mozilla Firefox

  • Escreva about:config na barra de endereços e carregue em Enter Firefox About Config
  • Quando o Firefox aparecer com alerta de garantia, leia e clique no botão de confirmação como é demonstrado na imagem em baixo Firefox Hic Sunt Dracones
  • Escreva AdChoices no campo de Pesquisa e pressione Enter. Ao fazê-lo, irá mostrar uma lista de preferências do Firefox associadas a este adware. Clique no botão do lado direito do rato num desses registos e selecione Repor do menu de cada vez
  • As configurações de atalhos do Firefox podem ser depuradas fazendo o seguinte: clique no botão do lado direito do rato, selecione Propriedades no menu que aparece, clique no separador Atalho, e apague AdChoices juntamente com os símbolos subsequentes. Salve as alterações e saia.

Remover o AdChoices do Google Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome, e selecione Configurações Chrome Configuracoes
  • Vá à subsecção Inicialização, selecione Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas, e clique Configurar páginas Chrome Inicializacao
  • O Chrome irá aparecer com uma interface de Páginas de inicialização, onde poderá localizar AdChoices e removê-los clicando no botão X como demonstrado Chrome Paginas De Inicializacao Delta Homes
  • Por baixo da Página inicial, selecione Usar a página "Nova guia" Chrome Pagina Inicial Delta Homes
  • Vá à subsecção Pesquisar e clique me Gerenciar mecanismos de perquisa... Examine a lista para ver se encontra o objeto com o nome AdChoices e clique no botão X do lado direito de modo a eliminá-lo. Certifique-se de que seleciona também o motor de busca a ser usado como padrão Chrome Perquisar
  • Corrigir as configurações de atalho do Chrome é possível se o fizer desta forma: clique no botão do lado direito do rato no atalho e selecione Propriedades. Prossiga para o separador Atalho (o do meio), encontre o campo Destino em baixo, e elimine os AdChoices daí. Certifique-se de que salva as alterações antes de sair.

Verificar de novo não faz mal nenhum

Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.

Baixe o verificador e removedor do AdChoices