Remover o vírus Atajitos

Descubra porque é que atajitos.com começou de repente a aparecer em todos os seus navegadores web, e saiba que opções tem para corrigir este problema desagradável.

Ao navegar na Internet, os utilizadores deparam-se frequentemente com ferramentas que parecem ser boas demais para serem verdade. São de instalação e uso gratuito, e a sua funcionalidade parece ser bestial. Muitas pessoas acabam por cair nesse engodo, e obtêm esses programas, pois não percebem que essa é a forma como as aplicações potencialmente perigosas normalmente se espalhar e infetam os computadores. Por exemplo a estratégia ardilosa honeypot, é a forma como o add-on malicioso Atajitos se espalha em larga escala. Ele vem com vários freeware e shareware, juntamente com o problema indesejado de ser quase impercetível a olho nu. O esquema é simples, e é provavelmente por causa disso que é tão eficaz: o instalador de software afiliado arbitrário está programado para promover também o objeto extra, que é normalmente mencionado em letras miúdas, ou nem sequer é mencionado a não ser que selecione a configuração personalizada. Entretanto, como a maioria dos utilizadores não opta por não fazer a instalação standard (recomendada), o adware penetra dentro do dispositivo sem que ninguém dê conta.

A página inicial confusa e a pesquisa standard imposta por Atajitos

A forma como Atajitos afeta o funcionamento dum determinado computador é uma simples questão de várias alterações não autorizadas que são efetuadas nos navegadores detetados. A funcionalidade add-on permite-lhe influenciar o Chrome, Firefox e Internet Explorer de forma bastante similar. As configurações que são inerentemente personalizadas, particularmente o endereço da página inicial, a pesquisa padrão e um novo separador, são alteradas. As informações definidas pelo utilizador são automaticamente invadidas pelo adware, e o URL atajitos.com substitui-os. Basicamente isto significa que a maior parte das suas ações normais que efetua enquanto navega na web serão sequestradas, para que visite reiteradamente atajitos.com. Este website, para além de fornecer montanhas de links de recursos online potencialmente úteis, também está repleto de publicidade. Também vão aparecer literalmente por todo o lado pop-ups com download de software fraudulento ou recomendações de atualização, assim como ofertas de compra de produtos baseadas no seu histórico de pesquisa anterior. Entre toda esta cambada de componentes de limpeza cerebral, a caixa de pesquisa é bastante inconspícua. E no entanto, o serviço maldoso, incentiva obviamente as suas vítimas a procurar informações através da sua barra de pesquisa, redirecionando todas as consultas para search.atajitos.com – outro site carregado de anúncios. O principal objetivo dos criadores de Atajitos é redistribuir o tráfego web de forma antiética, para ganhar dinheiro com marketing afiliado de intenções duvidosas.

À primeira vista pode parecer que restaurar as preferências do navegador irá remover o add-on Atajitos. Lamentavelmente, não é assim tão fácil de remover, porque o adware que ainda está no interior do dispositivo irá impedir uma remoção normal. Lidar com malware complicado implica o uso de técnicas complicadas, por isso leia e siga os passos deste texto para finalmente libertar o seu navegador de internet do impacto negativo deste bug.

Remoção automática do vírus Atajitos

Um fluxo de trabalho ótimo para eliminar o vírus Atajitos é alavancar um aplicativo de segurança que irá identificar todos os softwares potencialmente maliciosos no seu computador e lidar com isso da maneira certa. Esta abordagem garante uma remoção completa assim como o remedeio do sistema, e permite evitar danos indesejados que possam ocorrer durante uma eliminação manual de malware.

  • Faça o download e instale o software de instalação do removedor de Atajitos. Inicie o software e clique no botão Iniciar Verificação do Computador. Aguarde que a aplicação procure ameaças no seu computador.

Baixe removedor para Atajitos

Quando a aplicação terminar de verificar o seu computador, irá mostra-lhe uma lista extensiva de objetos detetados. Clique na opção Consertar Ameaças para que a aplicação possa remover totalmente os Atajitos e outras infeções afiliadas que sejam encontradas no seu PC.


Remoção de Atajitos.com de navegadores da web

Esta parte do guia abrange passos fáceis de seguir para terminar a atividade do adware sob consideração nos principais navegadores que afeta.

Remover o Atajitos do Microsoft Internet Explorer

  • Vá a Ferramentas –> Gerenciar Complementos Ie Gerenciar Complementos
  • Quando estiver no interface Gerenciar Complementos, clique em Provedores de Pesquisa na secção à direita e selecione um serviço que você deseje utilizar como motor de preferência clicando com o botão do lado direito do rato e selecionando Definir como padrão. Não se esqueça também de eliminar Atajitos Homes ou Atajitos Search desta lista selecionando Remover no menu contexto Ie Provedores De Pesquisa
  • Clique em Barras de Ferramentas e Extensões no mesmo ecrã, encontre Atajitos Homes que aí estejam, e elimine-os através do mesmo procedimento descrito no passo anterior
  • De modo a configurar a sua Página Inicial preferida do IE, selecione Opções da Internet por baixo de Ferramentas, e depois siga para o separador Geral e escreva aí o endereço desejado por baixo de Página Inicial em vez de Atajitos Ie Home Page
  • Para obter as configurações iniciais do IE do modo como deviam estar, clique com o rato do lado direito no respectivo atalho, selecione Propriedades, clique no separador Atalho e elimine toda a linha com início como Atajitos do campo que diz Destino. Salve as alterações.

Remoção de Atajitos para o Mozilla Firefox

  • Escreva about:config na barra de endereços e carregue em Enter Firefox About Config
  • Quando o Firefox aparecer com alerta de garantia, leia e clique no botão de confirmação como é demonstrado na imagem em baixo Firefox Hic Sunt Dracones
  • Escreva Atajitos no campo de Pesquisa e pressione Enter. Ao fazê-lo, irá mostrar uma lista de preferências do Firefox associadas a este adware. Clique no botão do lado direito do rato num desses registos e selecione Repor do menu de cada vez
  • As configurações de atalhos do Firefox podem ser depuradas fazendo o seguinte: clique no botão do lado direito do rato, selecione Propriedades no menu que aparece, clique no separador Atalho, e apague Atajitos juntamente com os símbolos subsequentes. Salve as alterações e saia.

Remover o Atajitos do Google Chrome

  • Clique no ícone de menu do Chrome, e selecione Configurações Chrome Configuracoes
  • Vá à subsecção Inicialização, selecione Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas, e clique Configurar páginas Chrome Inicializacao
  • O Chrome irá aparecer com uma interface de Páginas de inicialização, onde poderá localizar Atajitos e removê-los clicando no botão X como demonstrado Chrome Paginas De Inicializacao Delta Homes
  • Por baixo da Página inicial, selecione Usar a página "Nova guia" Chrome Pagina Inicial Delta Homes
  • Vá à subsecção Pesquisar e clique me Gerenciar mecanismos de perquisa... Examine a lista para ver se encontra o objeto com o nome Atajitos e clique no botão X do lado direito de modo a eliminá-lo. Certifique-se de que seleciona também o motor de busca a ser usado como padrão Chrome Perquisar
  • Corrigir as configurações de atalho do Chrome é possível se o fizer desta forma: clique no botão do lado direito do rato no atalho e selecione Propriedades. Prossiga para o separador Atalho (o do meio), encontre o campo Destino em baixo, e elimine os Atajitos daí. Certifique-se de que salva as alterações antes de sair.

Verifique minuciosamente a remoção

Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.

Baixe o verificador e removedor do Atajitos