Linka Grátis

Como remover o vírus Initialpage123 no Chrome, Firefox e IE

Raramente há alguma novidade introduzida pelo sequestrador Initialpage123. A rota é basicamente a mesma de um malware a nível de entrada, cujo impacto se restringe ao ambiente de navegação na internet das vítimas. A ideia básica é assumir o controle dos navegadores detectados em um certo sistema-alvo, para forçar o acesso à Initialpage123.com. Por fim, o esquema se resume a monetizar o tráfego online obtido através de manipulações furtivas nas configurações de navegação da web.

O que é Initialpage123?

Usuários que se deparam com o sequestrador Initialpage123.com ficam impedidos de definir configurações personalizadas no navegador de sua escolha. Mais especificamente, o impacto se refere à preferências online como a página inicial, a nova aba e o mecanismo de busca padrão. A anatomia deste ataque gira em torno do uso de uma aplicação maliciosa de cross-browser – uma extensão ou um plug-in – que é programado para ignorar a autorização regular quando aplica mudanças na maneira em que o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer se comportam no computador alvo. O sintoma central desta infecção é basicamente um loop infinito de redirecionamentos para o website Initialpage123.com. Este redirecionamento acontece todas as vezes em que a vítima abre seu navegador favorito, carrega uma nova aba e faz uma pesquisa na web diretamente pela barra de URL.

A normalidade desta ameaça também pode ser observada em seu vetor de distribuição. Sua carga tende a adentrar PCs caminhando ao lado de freewares e downloads de torrent. Esse esquema de empacotamento normalmente não levanta suspeitas, porque o programa principal sendo instalado é inofensivo e até mesmo útil. O problema é que ele vem com várias entidades extras que não são necessariamente benignas. O vírus Initialpage123, então, se esconde por baixo da configuração padrão presente em tais cenários. Felizmente, é fácil evitar isso – é necessário apenas escolher a opção de instalação customizada no painel de assistência e, então, remover as opções marcadas para os itens adicionais sendo trazidos. A maioria dos usuários, no entanto, opta pela instalação recomendada e continuam clicando em OK ou Próximo, apenas para mais à frente descobrir que seus navegadores foram sequestrados.

O programa potencialmente indesejado, numa inspeção rigorosa, não dispara nenhum diálogo de autorização pedindo permissão para realizar mudanças nas definições do navegador. Este é um dos sinais determinantes que os diferenciam de adições regulares ou plug-ins. O sequestrador passa à frente e simplesmente modifica as preferências de navegador mencionadas acima na máquina atingida. Outro aspecto prejudicial da violação consequente é que o vírus mutila as configurações de atalhos para aplicações no sistema. Como resultado, o navegador padrão abrirá e retornará para o site Initialpage123.com sempre que a vítima clicar duas vezes em um ícone para acionar alguma solução arbitrária.

A página de destino em si não tem nada de extraordinário. Em termos de design, ela se parece com provedores de busca online comuns, contendo uma caixa de pesquisa junto com links para imagens, vídeos e notícias. Qualquer entrada que você digitar ali abrirá uma outra aba contendo resultados do Yahoo! para a sua pesquisa. As páginas envolvidas neste esquema podem vir a exibir anúncios irritantes na parte superior da tela. Para impedir essa recorrente sucessão de redirecionamentos via Initialpage123.com, certifique-se de utilizar das melhores práticas de remoção de malwares de navegador.

Remoção automática do vírus Initialpage123

Um fluxo de trabalho ótimo para eliminar o vírus Initialpage123 é alavancar um aplicativo de segurança que irá identificar todos os softwares potencialmente maliciosos no seu computador e lidar com isso da maneira certa. Esta abordagem garante uma remoção completa assim como o remedeio do sistema, e permite evitar danos indesejados que possam ocorrer durante uma eliminação manual de malware.

Quando a aplicação terminar de verificar o seu computador, irá mostra-lhe uma lista extensiva de objetos detetados. Clique na opção Consertar Ameaças para que a aplicação possa remover totalmente os Initialpage123 e outras infeções afiliadas que sejam encontradas no seu PC.


Desinstale o software problemático através do Painel de Controle


Remoção do sequestrador Initialpage123.com redefinindo o navegador afetado

Esta parte do guia abrange passos fáceis de seguir para terminar a atividade do adware sob consideração nos principais navegadores que afeta.

Remover o Initialpage123 do Microsoft Internet Explorer

Remoção de Initialpage123 para o Mozilla Firefox

Remover o Initialpage123 do Google Chrome


Verifique se o vírus Initialpage123 foi completamente removido

Uma avaliação após o ocorrido a fim de verificar o componente de precisão nos cenários de remoção de malware é um excelente hábito que previne o ressurgimento de código malicioso ou a reaplicação de frações indesejáveis. Garanta a sua segurança ao executar uma verificação de segurança adicional.